16/02/2012

Rainer Werner Fassbinder + Ingrid Caven + P.O.N.T.I.

Ano de 1974 viu o lançamento de Fox and His Friends, uma das obras-primas de Rainer Werner Fassbinder ,é a história devastadora de um trabalhador pobre que ganha a lotaria e encontra-se espoliado da sua fortuna por lascivos monstros da classe alta. uma acusação amarga de uma sociedade de classe alta gay que posteriormente com um prostituto masculino destrói o operário(interpretado no filme por Fassbinder).

Fox and His Friends, Fassinder compara o abuso do seu personagem que sofre nas mãos dos seus "amigos" com um pobre animal devastado por predadores carnívoros, e o cheiro de ódio humano é certamente muito mais paralisante do que o cheiro de urina que paira das suas roupas.

Curiosamente, foi considerado homofóbico por alguns e excessivamente pessimista por outros.

Fox and His Friends é antes de tudo a evocação fascinante de um darwinismo social em acção (Fox é chamado " estúpido e primitivo " e o slogan que acompanha o título do filme no Wellspring DVD apropriadamente proclama:" Survival of the Fittest ".

Muitos dos melhores trabalhos do diretor tomaram a sua sugestão de melodramas explosivos que ocorreram na sua própria vida. Fox and His Friends foi motivado em parte pelo relacionamento romântico de Fassbinder com Armin Meier, que actuou em sete filmes do diretor (mais notavelmente Fear of Fear, Chinese Roulette,e Despair) antes de se suicidar, em 1978, logo após a sua separação.

Como Josef von Sternberg e seu herói Douglas Sirk, Fassbinder compreendeu e amou as mulheres de formas que poucos diretores o fizerem. Porque tanto sofrimento nas suas mulheres, Fassbinder teve de se esquivar de errôneas acusações sexistas em parte da sua infelizmente curta carreira no cinema. (De 1969 até ao seu suicídio induzido por drogas em 1982, dirigiu cerca de 40 longas-obras.) Mas, independentemente do seu sexo ou inclinações sexuais, as personagens de Fassbinder (The Merchant of Four Seasons,as divas Lola and Veronika Voss, as lésbicas pretensiosas de The Bitter Tears of Petra Von Kant, as mulheres oprimidas de Martha and Ali: Fear Eats the Soul, e os homens gays de Fox and His Friends, e Querelle)todos sofreram a mesma incapacidade para totalmente conectar e interagir com as pessoas ao seu redor, uma frustração que o director comparou com o cósmico tédio cansado de In a Year of 13 Moons, a história de um transexual forçado a vir a ser oprimido com o significado da "sua" existência logo após o humilhante divorcio.

Director: Rainer Werner Fassbinder
Actores: Volker Spengler, Ingrid Caven, Gottfried John, Elisabeth Trissenaar, Eva Mattes, Günther Kaufmann, Lilo Pempeit, Isolde Barth, Karl Scheydt, Walter Bockmayer, e Peter Kollek.


Na primeira edição 1997, do PO.N.T.I. (Porto.Natal.Teatro.Internacional), um festival internacional, vi ao vivo, o concerto de Ingrid Caven, no Rivoli.

Ingrid Caven recriou o ambiente dos cabarés berlinenses, cantando Fassbinder (com quem esteve casada), Joyce, Wilde, Cage, Weil, entre outros.

Passaram por cinco palcos da cidade (Alfândega, Balleteatro, Carlos Alberto, Rivoli e S. João) 13 'espectáculos de grande diversidade cénica' incluindo algumas das tendências do teatro português e três recitais, num total de 36 apresentações distribuídas ao longo de 19 dias (3 a 22 de Dezembro)- a revelação do surpreendente lituano Eimuntas Nekrosius, que trouxe uma versão alucinada de 'As Três Irmãs' (Tchekov),a revisitação de Hamlet numa perspectiva das novas tendências ('Amleto', de Romeu Castellucci), Stéphane Braunschweig ('Measure for Measure', de Shakespeare), mais Robert Lepage com('Las Agujas y el Opio')e ainda a versão operática de 'A Voz Humana' (Francis Poulenc, James Conway)e 'O Belo Indiferente' (encenação de Nuno Carinhas).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails