15/02/2012

ALBUM PARA OUVIR ANTES DE MORRER - SUICIDE

Suicide "Suicide", 1977. Quando Alan Vega e Martin Rev fundaram os Suicide, no principio dos anos 70, muito provavelmente não tinham ideia de que viriam a se tornar uma verdadeira instituição da música e da atitude do "it yourself".

Até então, Kraftwerk e Silver Apples eram os inovadores no uso de equipamentos eletrónicos na musica pop rock – com excepção a nomes como John Cage – mas nenhum deles trouxe a eletrónica para o mesmo mundo que a dupla.

O espírito do "Blank Generation" pegou em Manhattan quando os Suicide, começaram a girar os seus contos de neurose insuportável. A dupla arquetípica de teclados (Martin Rev) e vocais (Alan Vega), que reinventou o line-up da banda de rock, com os teclados eletrónicos que substituem a seção rítmica e instrumento principal.

Suicide um dos marcos da new wave, enxertou as modulações infinitas de minimalismo numa batida rockabilly febril, assim, cunhando "psychobilly". Vocais moribundos de Vega perseguido de fantasmas através de uma revolta urbana perto de um parente próximo dos Velvet Underground.

Suicide cantam sobre o apocalipse individual e coletivo, descrevendo almas solitárias numa paisagem gótica cheia de paranóia, medo e claustrofobia. As pausas, os reverbs, os tons monótonos,e eletrónicos são visões sombrias e frias do futuro.

Alan Vega Martin Rev (1980) usou os mesmos elementos para inventar baladas cibernéticos para as discotecas. Alan Vega continuou o programa futurista e decadente dos Suicide em álbuns como Alan Vega (1980) e Collision Drive (1982) que oferece angústia cadavérica num ritmo infernal. Cantando com a sua voz vacilante, que lembra um Lou Reed destituído de qualquer emoção, mais uma cadência rockabilly robótica, Vega encenou um assalto formidável no estereótipo do rocker.

Frankie Teardrop" uma das canções incluidas no libro de Nick Hornby 31 Songs, publicado en 2002, aparece na película de 1978, In a Year of 13 Moons de Rainer Werner Fassbinder.

"Cheree" cena final de Downtown 81 com o artista Jean-Michel Basquiat.

"Girl" aparece brevemente no filme de Nick Zedd They Eat Scum (1979).

"Ghost Rider" foi incluida na banda sonora do videojogo Driver: Parallel Lines 2006, e também aparece em True Crime: New York City.

"Ghost Rider" já fizeram cover os, R.E.M., The Horrors, The Gories, Rollins Band, Loop, The Sisters of Mercy, Merzbow e The Young Gods.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails