16/06/2012

R.I.P. ROBERT WHITAKER


O fotógrafo Robert Whitaker, que "disparou" algumas das mais famosas - e infames - imagens dos The Beatles, morreu aos 71 anos de idade, em 2011.

O amigo e arquivista de fotos Dave Brolan, disse na altura que ele morreu de cancro no dia 20 de Setembro em Sussex, sul da Inglaterra.Whitaker tem dezenas de conhecidas imagens dos The Beatles, incluindo a controversa "açougueira" capa do American album "Yesterday and Today."


A imagem dos Fab Four em fatos brancos rodeados por bonecas decapitadas e lajes de carne crua provou ser demasiado forte para a Capitol, que ordenou a retirada logo após o lançamento do álbum.



O disco foi relançado com uma imagem inofensiva da banda sentado num baú. Os originais são cobiçadas por coleccionadores e pode vender por milhares de dólares.Whitaker - um fã do surrealismo - disse mais tarde que a imagem era uma meditação sobre a fama e uma tentativa de abalar a imagem da banda, inspirado por um sonho "sobre os Beatles sendo rasgados em pedaços por todos esses jovens quando saíam de um estádio . "


Nascido em Harpenden, no sul da Inglaterra, em 1939, Whitaker emigrou para a Austrália aos 20 e poucos anos e trabalhava como fotógrafo em Melbourne, quando os Beatles visitaram o país em 1964. Ele foi designado para fotografaro  manager Brian Epstein para o Jewish News; Epstein ficou tão impressionado com a imagem resultante de si mesmo adornada com penas de pavão que ofereceu a Whitaker um trabalho como fotógrafo pessoal na sua empresa, NEMS.


O trabalho envolveu fotografar a "Merseybeat" incluindo Cilla Black e Gerry & The Pacemakers, bem como The Beatles - no palco, nos bastidores, em aviões e quartos de hotel e em todos os locais - mais de dois anos. Ele cobriu o final da turné mundial da banda em 1966, e tirou fotos, que as utilizou num estilo de colagem, a capa do album "Revolver".


Após deixar a companhia dos The Beatles, Whitaker fotografou Mick Jagger nos sets dos filmes "Performance" e "Ned Kelly", ajudou a criar a capa psicadélica dos Cream "Disraeli Gears", e trabalhou na influente revista underground, OZ.


Cada vez mais desconfiado de ser rotulado como um fotógrafo "pop", Whitaker mudou-se para as notícias, cobrindo a Guerra do Vietname e outros conflitos para publicações como Time e a Life.Também passou um tempo fotografando o seu herói artístico, Salvador Dali.


Na década de 1970 foi viver para o interior Inglês, onde cultivava e criava gado.


Whitaker compilou vários livros de fotografias suas dos Beatles, incluindo "The Unseen Beatles" e "Eight Days a Week."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails