17/12/2010

R. I. P. BLAKE EDWARDS

Morreu esta quinta-feira, aos 88 anos, Blake Edwards, o criador da série «A Pantera Cor-de-Rosa».

O realizador, casado com a actriz Julie Andrews há 41 anos, morreu na sequência de complicações provocadas por uma pneumonia. É considerado um dos cineastas mais importantes da comédia dos anos 60 e 70, inesquecível pela parceria com o actor inglês Peter Sellers e foi quem tornou célebre Audrey Hepburn através do filme «Boneca de Luxo».

Mas a obra a que o seu é associado com mais frequência é à série «A Pantera Cor-de-Rosa», lançada em 1964, e que contava com o actor Peter Sellers. Nascido em 26 de Julho de 1922 em Tulsa, Oklahoma, Blake Edwards começou a trabalhar em cinema após completar os estudos em Beverly Hills. Primeiro e muito brevemente como actor, ainda nos anos 1940. Depois, como argumentista, trabalhou num western, "Panhandle", ou, com o realizador Robert Quine, em musicais como "Cruisin' Down The River".

Seria na televisão, contudo, que veria o seu talento primeiro validado. "Peter Gunn", a série que idealizou para a CBS em 1958, tornou-o uma figura reconhecida no meio. A figura do protagonista, um detective privado com elegância de músico jazz e a frieza de personagem do cinema negro americano, e o ambiente em que se movia, os Estados Unidos à beira de profundas transformações sociais no final da década de 1950, eram já, de certa forma, marcas do que se seguiria.

Não por acaso, o autor da célebre banda sonora de "Peter Gunn", Henry Mancini, assinaria poucos anos depois a ainda mais célebre música que se tornou indissociável de "Pantera Cor-de-Rosa" - e é justo que a música, e a música de Mancini em especial, se ligue dessa forma ao percurso de Edwards, já que, principalmente nas comédias, há algo de realmente musical no seu trabalho.

«Victor/Vitoria», que lhe valeu a candidatura ao óscar da Academia de Hollywood pelo melhor argumento adaptado e «10» são mais dois conhecidos filmes realizados por Blake Edwards.

«Days of Wine and Roses» valeu e Edwards uma nomeação para um Globo de Ouro na década de 60. Blake Edwards recebeu um Óscar honorífico em 2004 pelo reconhecimento do seu percurso artístico, que começou nos anos 40 como actor, tendo avançado depois escrito guiões para os estúdios Columbia Pictures.

O realizador deixa cinco filhos, dois adoptados durante o casamento com Julie Andrews, e três de outros casamentos, quer de um quer do outro.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails