18/12/2010

ONEOHTRIX POINT NEVER

Oneohtrix Point Never " Returnal " 2010[Editions Mego]

Oneohtrix é o projeto de um tipo com sede em Nova York, chamado Daniel Lopatin, que reconfigura vários kosmische tropes com alguns 80´s sci-fi vibes e vem com um tipo de música New Age para os fãs do noise underground.

Este tipo de música vai ganhar alguma força - tanto nos fãs de música electrónica, como nos seguidores da nebulosa "bedroom scene" conhecido como chillwave.

Ou seja, o álbum de 2010 ", Returnal", com cover art de Steven O'Malley, foi eleito no Top 20 dos álbuns do ano da Uncut. Há uma abundância de outros cosmógrafos no trabalho de áudio neste domínio agora:Arp, White Rainbow, Robert AA Lowe, Stellar Om Source, Mountains. Mas a partir da explosão do noise granular que abre Returnal, parece que Lopatin aumentou a parada.

Porém, há uma outra acção na cena que são até podem superar Oneohtrix. Emeralds são um trio de Cleveland, que já acumulou um catálogo desconcertante nos últimos anos, e que já avançou fracionalmente para próximo do mainstream em 2010 com o soberbo "Does It Look Like I'm Here"- um dos melhores discos de 2010. Este tem muitas semelhanças com o trabalho Lopatin, mas amplifica a intensidade um pouco graças a uma série de ondulações de Terry Rileyish e a presença na programação de Mark McGuire, um guitarrista freakout interessado em Manuel Göttsching.

Peter Rehberg editor Mego label teve alguns dias tranqüilos em 2010, com lançamentos de Esmeralds, Mark Fell e o compositor Daniel Lopatin (side project Games),de Brooklyn, e o som, principalmente vaporoso batida electrónica de Lopatin Oneohtrix Point Never anteriormente esparramado em abundância sobre a sua compilação de 2009, Rifts. Mas Returnal marcou o som OPN mais fácil de digerir, mantendo carinho a Lopatin para a criação de um mundo sonoro em forma de casca mal-formada de noise, onde os fragmentos de gelo electrónica enrolam-se na atmosfera como um banco de nevoeiro material em exibição.

Isto não é música sem precedentes - Lopatin tem uma dívida com experiencias de Robert Fripp "Frippertronics, em particular a sua gravação de 1981 Let the Power Fall, a partir da qual o núcleo de som dos OPN é extraído.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails