25/12/2010

JEAN-CHARLES de CASTELBAJAC

Jean-Charles de Castelbajac, também conhecido como JC/DC, nascido em Casablanca, Marrocos, um pioneiro nas técnicas de reciclagem, é um dos designers de moda mais extravagantes do nosso tempo. JC/DC é um aristocrata rebelde descendente do Marquês de Castelbajac, que obteve sucesso internacional com algumas de suas criações, incluindo o famoso casaco de ursos de peluche e de Sapos Cocas usado pelas pop stars Madonna e Lady Gaga, respectivamente.

A sua criatividade parece não ter limites e ainda que não faça roupas para usar no quotidiano, pelos seus preços proibitivo e pela sua excentricidade, faz despertar os sentidos.

As suas criações têm sempre uma vertente lúdica e cores vibrantes. Obedecem a uma estética comum à pop art, mas o jogo de silhueta e de relevos ganha sentido estético. A anca tem volume porque é uma cabeleira, a barriga está disfarçada porque é a camisola do Jim Morrisson, ou algas peixes e tubarões passam a três dimensões num corpo que vira aquário.

JC/DC começou a coleccionar arte e outros objectos, desde os 8 anos.Em 1968 com a abertura da sua casa de moda e design o seu universo tomou forma.

As suas criações são caracterizadas pela originalidade e o uso de materiais inusitados, como toalhas de mesa, animais de peluche e plástico de cores chamativas. Personagens icónicos como os Muppets, os personagens da Disney, rostos de artistas, políticos e outras figuras que já foram vistos nas suas colecções.

Umas das suas criações mais recentes, foi uma colaboração para a conhecida marca de ténis Gola, cujos ténis inspirados num tubarão são os mais originais. Para esta temporada Outono/Inverno inspirou-se na mítica serie South Park.

Para além de suas colecções de roupas criativas o designer cria artigos para o lar, criou relógios inspirados nos LEGO, tem também vestidos com Barac Obama e umas luvas que dizem YES e NO !, e expõe obras de arte em importantes galerias. A sua exposição mais recente intitulada “The Tyranny of Beauty” na galeria LA B.A.N.K em Paris, mostra uma metáfora clara sobre o conceito de beleza.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails