O Conselho Nacional de Conservação de Registos de Filmes dos Estados Unidos da América seleccionou o clássico de terror "O exorcista" e "O império contra-ataca", da saga "Guerra das Estrelas", para fazerem parte dos arquivos históricos da Biblioteca do Congresso.
O Exorcista foi escolhido por ser “um dos mais bem-sucedidos e influentes filmes de terror de todos os tempos. O sucesso do filme, tanto comercial como cinematográfico, é um exemplo raro de uma novela popular que consegue ser adaptada ao grande ecrã”.
Os filmes foram escolhidos para fazerem parte da que é considerada uma importante instituição cultural dos Estados Unidos, pelo valor cultural, histórico e artístico.
As longas-metragens fazem parte de um grupo de 25 filmes seleccionados.
Integram igualmente o grupo, “Febre de sábado à noite” (1977), com John Travolta, e “A pantera cor-de-rosa”, (1963), com Peter Sellers como inspector Clouseau.
O documentário “Let there be light” (1946), de John Huston, censurado pelo Pentágono durante 35 anos, e a comédia “Aeroplano” (1980), protagonizada por Leslie Nielsen, recentemente falecido, também foram seleccionados.
Na Biblioteca do Congresso há, desde o começo do arquivo, em 1988, exemplares de 550 filmes.
Sem comentários:
Enviar um comentário