20/11/2010

NATIONAL BOOK AWARD - JAIMY GORDON

Jonathan Franzen, finalista com o romance Freedom, um dos maiores best-sellers do ano, não vençeu o primeiro prémio do National Book Awar. Houve uma surpresa com a atribuição a Jaimy Gordon por Lord of Misrule, elogiado pelo júri por ser "um romance memorável e linguisticamente rico". Os outros finalistas foram Peter Carey's "Parrot and Olivier in America," Nicole Krauss's "Great House," Lionel Shriver's "So Much for That" e Karen Tei Yamashita's "I Hotel."

Ao quarto romance a escritora Jaimy Gordon, com "Lord of Misrule", um romance de corridas de cavalos numa pista de corrida de quase um quilometro na Virgínia Ocidental na década de 1970, foi escolhida como uma das cinco obras nomeadas para o National Book Award de ficção, um momento espetacular para uma autora que tem escrito há décadas, mas pouco reconhecida.

Mas para a pequena casa literária McPherson & Co., em Kingston, Nova Iorque, a nomeação representou um dilema: quantas cópias deveria publicar? Se imprimir muitas, os riscos da McPherson se afogar num mar de livros devolvidos em três meses. Se imprime muito poucos, pode perder o que poderia ser o título mais vendido.Bruce McPherson, editor e proprietário, normalmente exibe 2.000 exemplares de um livro novo. Especializada na publicação de autores literários com audiências modestas, em 1974, o primeiro livro que publicou foi a novela de estreia da Sra. Gordon, "Shamp of the City-Solo."

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails