17/11/2010

Comprehensive: The Art Of The Album Cover - Richard Evans


Como pode uma coisa tão quadrada estar tão na moda?"

O designer Richard Evans responder a essa questão na nova história ilustrada do encarte do álbum, The Art Of The Album Cover.

Richard Evans nasceu em 1945,Wilmslow, Cheshire, Inglaterra.Estudou design de moda na Nottingham School of Art e graphic design na Leicester College of Art. Trabalhou como designer gráfico na década de 1970 no estúdio Hipgnosis, desenhando muitas capas famosas álbuns de rock. Evans produziu capas e projectos para muitos artistas, incluindo The Doors, Robert Plant, Pink Floyd, Paul McCartney, World Party, Bill Wyman e Van Morrison, além de projectos para uma variada gama de géneros musicais. Ele é conhecido principalmente pelo seu trabalho para os The Who, com quem tem trabalhou desde 1976, incluindo a capa de Endless Wire (2006), o seu primeiro álbum de estúdio em 24 anos.

Evans, em 35 anos, fornece uma visão abrangente sobre fantásticas capas- apresenta muitos exemplos e um louvor pelo trabalho brilhante e original de Barney Bubbles, para a sua paleta de possibilidades, na história do design de capas de discos: salienta o lettering louco a mistura ousada de fotografia e gráficos de Alex Steinweiss nos anos 40, os irmãos Jim Flora e George Maas na década de 50, e o trabalho do "cool ruler" da Blue Note, Reid Miles.

Evans mostra a admiração pelo “blotted line” de Miles, trabalho de ilustração de Andy Warhol nos anos 50 que resultou em capas de Johnny Griffin e Kenny Burrell, o tributo é pago com o trabalho não apenas de William Claxton e Burt Goldblatt, mas também a "desconhecidos" que povoaram os departamentos de arte (principalmente americanos)nos anos 50 e 60.

Como o crítico de design Kenneth FitzGerald recentemente na sua nova coleção de ensaios, Evans reconhece que tudo mudou com a capa de Sgt Pepper’s, dos Beatles no álbum de estréia de 1963, por Robert Freeman, e em seguida para o boom dos anos 70.

Há uma admiração para todos os directores de arte, ilustradores, designers e artistas, inclusive Cal Schenkel, Neon Park, Kosh, Hipgnosis, Roger Dean e Barney Bubbles.

Com secções concisas dedicadas a Neville Brody, Peter Saville, Malcolm Garrett e Stylorouge, Evans acompanha com um texto os danos provocados pela retracção da embalagem com o surgimento do CD, e as práticas restritivas causadas pelo aumento da sua digitalização.

Como no FitzGerald’s Volume o obituário das capas de vinil descrito na introdução de Aubrey “Po” Powell ("A arte de criar capas pertence a uma época passada") olha de novo para ser prematuro do dominio da actual renovada e vigorosa época. Evans declara o sleeve design dos albums reside agora em livretos CD também é errado, o formato digital está a ser rapidamente forçado a diminuir, pelo aumento da procura de vinil da actual "geração download" - embora muito mais limitada do que na sua época áurea - numa escolha mais inteligente.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails