13/06/2010

PSYCHO

Antes de O Silêncio dos Inocentes, The Texas Chainsaw Massacre e de Saw ( Enigma Mortaldirigido por James Wan) houve Psycho.

Quando viram pela primeira em 1960, alguns consumidores supostamente desmaiam de medo e muitos ficam com medo de tomar banho por vários dias, outros ficam com pesadelos. Este filme tem duas voltas: a cena do chuveiro e o fim. Hitchcock passou cinco dias a fazer a cena do chuveiro, porque queria perturbar e agir sobre as emoções do público.

Mas cinquenta anos depois o clássico de Hitchcock marcou o surgimento de géneros cinematográficos, como horror, thrillers e filmes de terror, Psycho ainda assusta o público de hoje, permanece, mesmo após repetidas sessões, verdadeiramente assustador e intrinsecamente perturbador. Mas a sua influência ultrapassa o género do horror.

Hitchcock, cuja carreira durou 50 anos entre 1920 e 1970, foi com Psych nos anos 60 o momento do topo.

É considerado por muitos especialistas em cinema como a sua maior obra-prima e um dos filmes mais assustadores já feitos.

Este ano marca o 50 º aniversário do lançamento do filme, em 16 Junho de 1960, houve um hype enorme, tornando-se "o filme de eventos de 1960", comparáveis aos blockbusters contemporâneos como Titanic e Avatar.

Foi um enorme sucesso porque ninguém tinha visto um filme como este antes, em termos do seu valor de choque, sexo e violencia.

Em Psycho, Hitchcock explora uma forma de cinema de baixo orçamento, apenas acrescentou um estúdio, os actores de qualidade, como Anthony Perkins e Janet Leigh, e seu génio pessoal.

Mas o filme, rodado a preto e branco durante oito semanas com um orçamento inferior a US $ 1 milhão, não deixou os seus críticos calados.

Em sua versão original, havia um monte de críticas mistas" muitos pensaram que o filme era barato e desagradável.

Mas isso não impediu que o filme passa-se a ter um impacto enorme, influenciando cineastas, como Guillermo del Toro, Brian de Palma, Eli Roth e Martin Scorsese.

Anthony Perkins no desempenho como Norman Bates foi excelente. O personagem de Norman Bates foi baseado na vida real do serial killer Ed Gein, que viveu em Wisconsin e realizou uma série de terríveis assassinatos e desmembramentos na década de 1950.

1 comentário:

Fernnada disse...

Esse filme é um dos meus preferidos de todos os tempos.Parabéns seu blog é muito bom =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails