Rimbaud, 1973
drawing by patti smith
Patti Smith a madrinha "do punk" mistura de êxtase de poesia em forma livre, rock, e fã de Rimbaud. Magérrima Smith sofreu uma variedade de doenças, 16 anos deparou-se com um livro de Rimbaud numa pilha de livros de bolso reciclados.
Arthur Rimbaud nasceu em 1854 em Charleville, nas Ardenas (França). Dados do colégio dizem que espantou seus professores e colegas de turma no início pela sua genialidade. Poeta do simbolismo francês, um precursor do surrealismo, e um dos criadores do verso livre, escreveu algumas das mais notáveis poesias e prosa do século 19.
Poucas pessoas sabem, mas o poeta com solas de vento, ávido por novas experiências e descobertas, foi também um músico.Infelizmente como muitos dos seus textos, nunca se encontra qualquer vestígio da sua música. Como um adolescente perambulando quase um ano pelas ruas de Paris, foi um dos primeiros a se interessar e falar livremente em imagens e sonhos induzido por drogas. Todas as gerações reconhecem a influência do músico rebelde poeta com a sua alquimia do verbo, vários poetas/ músicos como Jim Morrison, The Doors e Patti Smith citam-no muitas vezes.
Rimbaud escreveu "The Hunt Espiritual", um poema de Verlaine que chamou a sua obra-prima( o manuscrito desapareceu durante a viagem caótica do par).) Logo após o caso abandonou a escrita. Ele ainda não tinha atingido 20 anos.
Aventureiro, errante, bêbado arrogante e grosseiro, amante de Paul Verlaine, traficante de armas, comerciante na Etiópia, a doença obrigou-o a retornar à região das Ardenas e morreu a 10 de Novembro de 1891, em Marselha, após a amputação da sua perna direita cancerosa.
Oh arthur arthur. we are in Abyssinia Aden.
making love smoking cigarettes.
we kiss. but it's much more. azure. blue pool. oil slick lake.
sensations telescope, animate. crystalline gulf. balls of colored glass exploding.
seam of berber tent splitting. openings, open as a cave, open wider, total surrender.
—Patti Smith, from "dream of rimbaud"


Sem comentários:
Enviar um comentário