15/06/2010

JACQUES TATI

Jacques Tati "As férias do Senhor Hulot" 1953. Clássico absoluto do cinema francês, uma comédia com poucos diálogos, funcionando mais com uma lógica de filme mudo, pontuado por música, efeitos sonoros e meias vozes.Um filme sobre as coisas simples da vida, realizada em 1953 por Jacques Tati, e interpretado por Jacques Tati, Nathalie Pascaud, Louis Perrault e Michelle Rolla, entre outros.

Verdadeiro "alter ego" do seu autor, o senhor Hulot é um herói pouco convencional que provoca situações onde a sátira está marcadamente presente. Muito alto, Hulot é basicamente uma criatura de silhuetas, já que raramente existem grandes planos faciais; fala pouco e fuma cachimbo, mas as suas acções vincam a crítica social e a observação acutilante ou carinhosa.
A história acompanha as férias do senhor Hulot junto ao mar na Bretanha. Ele chega à costa no seu pequeno carro, mas é o tipo de pessoa em que quase ninguém repara, distraídos que estão nos seus mundos, companhias e planos.
Hôtel de la Plage, costa atlântica, Verão: as pessoas pousam as malas calmamente. Ao longe, o som incomodativo de um carro ruidoso. Ao volante, um veraneante pouco comum. É o senhor Hulot, que empurra a porta do hotel e provoca logo uma enorme corrente de ar. É a desordem total durante a estação balnear: ténis coreográfico, um barco de pesca partido

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails