15/05/2010

ADUF

ADUF é um projecto de música portuguesa onde o passado e o presente se fundem com originalidade, onde a música não tem idade e a sua juventude é permanente e universal. É com este espírito que se apresentam e é esta a essência pura da música que querem deixar.


Vai ser no CCC a estreia nacional de uma nova leitura do projecto “ADUF”,

No ano de 2008 José Salgueiro convidou José Peixoto para reformular e dar vida ao grupo Aduf, projecto que teve como ponto de partida uma apresentação no âmbito da Expo 98 em Lisboa.

O espectáculo ADUF foi concebido a partir de um convite da Expo 98 a José Salgueiro, tendo como mote um instrumento de percussão de origem árabe - o adufe - composto por duas peles de cabra cozidas numa estrutura quadrangular e com uma longa e firmada tradição na música popular portuguesa, em particular nos cantares femininos da Beira Baixa.

O espectáculo foi então produzido com instrumentos feitos especialmente para o evento (adufes gigantes - "Adufões") e aliava uma enorme força cénica a um conceito aberto e culturalmente situado.

Hoje, tendo como matéria prima base autorias de José Peixoto, de José Salgueiro e ainda algumas adaptações de temas e ritmos tradicionais, constituiu-se um grupo de nove elementos - cinco percussionistas, guitarra, teclados, sopros e voz - que têm como objectivo o desenvolvimento de uma linguagem original que alie a contemporaneidade à força de expressões rítmicas oriundas do universo da(s) música(s) étnica(s). São mantidos os "Adufões" e é à volta desta referência sonora, cénica e simbólica que todo o trabalho musical se desenvolve. É convidada a cantora Basca Maria Berasarte para dar uma dimensão ibérica ao projecto.

Aquilo a que o Aduf se propõe é conceber um CD/concerto com uma tal natureza percussiva que garanta a presença telúrica de uma energia ritual e primordial que intersecta a condição de cada ser humano. Essa natureza deve ser vestida melodicamente com um critério que permita um abrangente campo poético e em que se sinta, transversalmente, uma origem cultural e geográfica que respeite a universalidade da origem e da expressão do "ser português".

"A música, na sua verdade, não tem idade e a sua juventude é permanente e universal.

É com este espírito que nos apresentamos e é esta a essência pura da música que vos queremos deixar".

José Salgueiro - percussão, composição, concepção e arranjos
José Peixoto - guitarra, composição e arranjos
Maria Berasarte - voz
Alexandre Diniz - teclados
Sebastian Scheriff - percussão
Ivo Costa - percussão
João Correia - percussão
João Contente - percussão
David Leão - percussão

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails