A internet é hoje em dia o reflexo daquilo que somos para o bem e para o mal. Eu criei este blogue com o objectivo de falar sobre a cultura pop - musica, cinema, livros, fotografia, dança... porque gosto de partilhar a minha paixão, o meu conhecimento a todos. O meu amor pela música é intenso, bem como a minha curiosidade pelo novo. Como não sou um expert em nada, sei um pouco de tudo, e um pouco de nada, o gosto ultrapassa as minhas dificuldades. Todos morremos sem saber para que nascemos.
13/06/2009
Matthew Sweet
Depois de passar os anos 80 pouco apreciado como guitarrista com Oh-OK e Lloyd Cole, bem como um artista solo, Matthew Sweet surgiu em 1991 como a principal figura do American power pop revival.Tal como os homólogos britânicos Teenage Fanclub, Sweet respeitou o traditional songcraft, acrescentando ruidosas guitarras de post-punk e country-rock, resultando numa amálgama de Beatles, Big Star, REM e Neil Young.
Gravado com os guitarristas Richard Lloyd e Robert Quine, o terceiro álbum,Girlfriend(1991),no boca-a-boca da crítica tornou-se num exito comercial, atingiu ao longo de 1992, o Top Five na Modern Rock charts.
Os cinco anos seguintes,dominados comercialmente pelo rock alternativo e o rock & roll em vigor, Sweet foi uma atração popular em concertos, a sua reputação como alternativa, pop singer / songwriter estava no seu pico - ao seu lado de dois registos, Altered Beast (1993 ) e 100% Fun (1995)aclamados pela crítica, foram relativamente albums bem sucedidos.
Após a sua graduação em 1983, decidiu frequentar a Universidade da Geórgia em Athens, devido à crescente cena musical underground, quando chegou á faculdade, conheceu Lynda Stipe e juntou a sua banda, Oh, OK, a tempo de tocar no segundo EP,Furthermore What, produzido por Mitch Easter.
No ano seguinte, ele e o baterista dos Oh-OK, David Pierce forma os Buzz of Delight,realizando Sound Castles. Após a assinatura com a Columbia, mudou-se para Nova York, grava a sua estréia, Inside, lançado em 1986, Sweet toca quase todos os instrumentos, apoiado por uma drum machine, apresentando vários cameos, incluindo Chris Stamey, Fred Maher, Anton Fier, e Aimee Mann.
Nesse mesmo ano, Sweet foi um dos convidados de Anton Fier,no album Blast of Silence,dos Golden Palominos.
Apesar dos comentários positivos, Inside foi ignorado.
Durante 1988, assinou com a A & M Records e grava o seu segundo álbum,Earth, produzido por Fred Maher e lançado em 1989, novamente caracterizado como um one-man-band,com os guitarristas Robert Quine (Lou Reed, Richard Hell) e Richard Lloyd (Television).
Após a saída do EP Son de Altered Beast em 1994, Sweet grava o quinto álbum, desta vez com uma produção mais comercial - Brendan O'Brien, que anteriormente trabalhou com os Pearl Jam e Stone Temple Pilots.
Hip-O realiza To Understand: The Early Recordings of Matthew Sweet,2002,forma o side project The Thorns( Matthew Sweet, Pete Droge, e Shawn Mullins), em 2004 retornou ao estúdio para gravar Living Things,seguido por uma coleção de covers com a ex-Bangle Susanna Hoffs, chamado Under the Covers, Vol. 1 in 2006.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário