29/01/2019

Incêndio do Petroleiro Jakob Maersk-1975+ FAZ HOJE 44 ANOS.EU TINHA 12 ANOS

 

 A tragédia de Jacob Maersk foi há 44 anos atrás. Eu tinha 12 anos de idade ... fui ver a triste tragédia, deixei a escola um ano atrás ... os professores os mandaram para casa, minha cidade ficou preta, a fumaça foi vista de dentro de 30 quilômetros. Durante três dias, as 50.000 toneladas de petróleo queimaram com chamas que atingiram 100 metros de altura, enchendo a cidade de fumaça negra e espessa, causando intoxicação em muitas pessoas.



eu fui ver ... Eu tinha 12 anos. A tragédia de Jacob Maersk foi há 44 anos atrás.

Em 29 de janeiro de 1975, às 12h30, o super petroleiro dinamarquês Jakob Maersk colidiu com a rocha quando tentava entrar no Porto de Leixões. Segundos depois do confronto, a sala de máquinas explodiu, quebrando o navio de 85 mil toneladas em três, incendiando-o e matando sete tripulantes.



A zona central e a popa afundaram-se com o protuberante para flutuar e deram aos dias posteriores, para ficar lá por 20 anos. As explosões deixaram todos os tanques e reservatórios do petroleiro, com o petróleo sendo espalhado em grande medida.



A colaboração entre o Ministro das Pescas, Marinha, Exército, Shell Oil Company e parte da população local permitiu que a poluição atingisse níveis ainda mais graves. Cerca de 15 mil toneladas de petróleo bruto foram para o litoral.



A OCDE estimou que o desastre custou US $ 2,8 milhões.



O arco de Jacob Maersk permaneceu perto de Castle Cheese por duas décadas, tornando-se um triste memorial de uma das mais terríveis tragédias do Porto na história recente.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails