28/06/2014

JAPAN - BIO

Japan in 1978. Mick Karn, Rob Dean, David Sylvian, Richard Barbieri and Steve Jansen.

Em setembro de 1969 David Batt começou na Escola Secundária Catford e foi colocado na mesma classe com Anthony Michelides e Richard Barbieri. Richard sentou-se à frente da classe e era trabalhador; Anthony (ou Mick como ele era conhecido por colegas de classe) era o palhaço da turma e David era o solitário tranquilo sentado na parte de trás. 

David e Mick logo se tornaram amigos. Mick se acalmou um pouco e David ganhou mais confiança através de sua amizade. David introduziu Mick ao seu irmão Steve, que era um par de anos mais novo na escola. O pai de David e Steve era um construtor, a sua mãe dona de casa. Eles também tinham uma irmã mais velha, Linda. 

David herdou a sua aparência de sua mãe, enquanto que Steve do pai. Música e ficção científica eram os seus principais interesses (apelido assumido de Mick Karn pode ter sido inspirado por uma história de Dr Who "O Cérebro de Morbius", com o muito glamour "Sisterhood Of Karn"). Como de David e Steve irmã era alguns anos mais velhos, cresceram ouvindo  o seu Tamla Motown e outros artistas negros, como Smokey Robinson, Marvin Gaye e The Jackson 5. Mais tarde, eles descobriram Bowie, Velvet Underground, New York Dolls e Roxy Music. 

David também ficou fascinado com Andy Warhol e toda a cena pré-punk de Nova York. É interessante que, em 1975, os Japan foram ver Roxy tocar ao vivo, e do grupo de apoio foi o Sadistic Mika Band, com o seu futuro amigo Yukihiro Takahashi na bateria. 

Richard Barbieri, embora compartilhando o seu interesse em Bowie e Roxy, também era um fã de hard rock e progressivo, como Hawkwind, Led Zeppelin e ELO. Ele também tinha um grande interesse em futebol e tênis, e no momento em que tinha o seu próprio grupo de amigos fora da escola. A idéia de formar uma banda surgiu entre David, Steve e Mick como algo para fazer fora do horário escolar, uma vez que não tinha o interesse em desportos, Rich tinha. 

Natal 1973, David e Steve tem uma guitarra e uma bateria pequena como presentes. Mick era para ser o vocalista, mas também tinha outros compromissosmusicais: 

Mick Karn: "Algo de um mito cresceu Aos biogs sempre digo que eu sou um multi-instrumentista e que eu tinha um fundo na música clássica sim, eu estava no LSSO como fagotista, mas eu nunca fui realmente... de formação clássica. Eles tentaram-me treinar, mas realmente nunca funcionou. Quando adolescente, eu sempre quis tocar um instrumento. observei que outras pessoas pareciam se divertir, e eu queria encontrar o que me faria sentir o mesmo. Tentei o órgão de boca, o violino. tive azar em minhas escolhas. eu era lento na leitura de música e confiei em tocar música de ouvido. a mesma coisa aconteceu com o fagote.que eu estava tocando para seis meses e houve uma audição para a LSSO  a minha escola mandou-me eu fui junto,.. eles estavam empurrando folhas de música na nossa frente como testes eu perguntei ao tipo  perto de mim para o tocar rapidamente para que eu pudesse pegá-lo rapidamente de ouvido de alguma forma eu fui escolhido e me devasta, era a última coisa que eu estava esperando.. eu tocar numa orquestra quando eu não estava preparado para o trabalho.. 

Em vez de ser a coisa mais agradável que eu previa, foi muito traumático. O  "salvamento" veio de uma fonte inesperada." No meu caminho de casa para Catford depois do primeiro concerto na LSSO, meu fagote foi roubado por um grupo de skinheads. Eles me perguntaram como me sentia no caso. Eu disse a eles. Eles me mostraram uma garrafa quebrada.Foi muito simples. A escola não iria me comprar outro fagote, assim como retaliação eu comprei um baixo por£5 de um garoto na escola e reuni-me com David, que estava tocando acoustic guitar." ("Karnal knowledge" by Louise Gray, The Wire 122, April 1994).

David também teve um tempo difícil na escola. 

David Sylvian: "Eu comecei a usar maquilhagem e tingir o meu cabelo quando tinha uns 14 ou 15 Não era a coisa feita na escola, eu era ingênuo o suficiente para pensar que as outras crianças ficariam do meu lado, e contra as autoridades... mas eu estava errado - eles me bateram. Então eu parei. Quando as pessoas não entendem o que está acontecendo eles te tratam com violência mas isso só me fez mais determinado,                              sempre fui extremamente teimoso, e isso ajudou.... me ao longo da época. foi um motivo de preocupação para os meus pais naqueles dias. Eles estavam muito preocupados com o que poderia acontecer comigo. E também sobre o que estava acontecendo em minha mente. Eles muitas vezes tentaram me convencer a mudar minha aparência -. por causa de uma vida pacífica "(de" Beauty & The Beast "por Huw Collingbourne, Flexi pop, dezembro de 1981) 

David Sylvian: "Eu fui expulso (da escola) por causa da minha aparência." (Smash Hits 3 a 6/9/81).

David, Steve e primeiro concerto de Mick foi no casamento do irmão de Mick. Minutos antes que foram devido a seguir em frente, um ataque de nervos por parte de Mick levou a um David relutante a assumir os vocais. 

Mick: ". ... Relutante, porque ele nunca realmente gostei do centro das atenções, e ainda não foi uma decisão conjunta do que faria-mos nos próximos anos, que eu seria a pessoa se movimentando e fazendo coisas malucas que as pessoas não o fizessem se focar tanto, mas palavras reais que Dave estava cantando, sempre foi muito mais importante do que as melodias;.. ele nunca foi um escritor muito forte em melodia, de modo que ele estava olhando para mim por isso, também eu acho que foi o treinamento de fazer o baixo e o vocal principal e deixar superfícial. foi interessante. (from "Beauty & The Beast" by Huw Collingbourne, Flexi pop, December 1981)

 Primeiro show a "pagar" foi numa faculdade do Sul de Londres, em Junho de 1974. Na época eles foram destaque na imprensa local, fotografaram David e a casa de Steve. 


Mick Karn:... "O nome Japan foi escolhido em desespero minutos antes da nossa primeira aparição percebemos que deveríamos ter um nome, Dave sugeriu chamar de Japan por enquanto, até podermos pensar em algo melhor eu gostei 
O resto. .da banda não. Mas o nome pegou no show) ... e foi terrível. terrível. Depois do show nós nos trancamos, praticamente afastados e apenas ensaiamos e ensaiamos. Smash Hits.

Japan separaram-se no 16 de dezembro de 1982 depois do seu concerto final em Nagoya, no Japão. Para muitos fãs, porém, isso não foi suficiente e eles provaram a sua lealdade, obtendo o álbum póstumo ao vivo, 
"Oil On Canvas" no UK top 5.

Os membros dos Japan continuaram a lançar álbuns, às vezes juntos, incluindo "Rain Tree Crow", em 1991, re-unidos David, Mick, Rich e Steve.

Rob regressou ao trabalho com o album "Beginning To Melt" na Medium,com Mick, Rich e Steve. 

A década de 1990 e anos posteriores provaram que juntos ou separados, os membros do Japan ainda fizeram música única, que não reconhece nenhum limite da convenção, "gosto", estilo ou forma. 


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails