05/02/2013

KEIJI HAINO

Com o pretexto de reinterpretação do álbum "Un Autre Chemin Vers L’Ultime" (2011), o (a) solitário artista nipónico dos black blues Keiji Haino, foi desafiado para uma performance vocal a solo na Sala dos Espelhos.

Com uma carreira de mais de quatro décadas, o performer (hoje, às 22h, no Palácio Foz, em Lisboa) consegue transportar de uma forma quase milagrosa, aparentemente impossível e forte, a experiência da actuação do artista perante o público. "Em criança eu era definitivamente diferente de todos os outros. Olhando para trás agora parece ter sido inevitável, mas eu era diferente de todos os outros. O que eu gostava de fazer parecia ser diferente de tudo o que todos os outros queriam fazer. Gostava de cantar com a mãe, e de músicas, ao invés de apenas uma idéia abstrata de alguma música", "ouvia apenas normais canções japonesas contemporâneas. O primeiro instrumento que aprendi a tocar, foi a harmónica", "começei a tomar um interesse mais ativo na música em torno da puberdade, The Doors foram o primeiro ponto de viragem importante", "só gostava dos Doors sem qualquer influência externa. Eu tinha ouvido um monte de coisas e eles realmente me agarraram. Coisas como os Cream, eram totalmente entediantes. Ouvia Jimi Hendrix, mas eu estava mais interessado na bateria do que na sua guitarra.  Provavelmente porque eu não tocava guitarra, então eu não entendi completamente o que ele estava a fazer. A crítica de música fica no modo de sentir e entender a música".

" A maioria das crianças começa a ouvir Hendrix como uma progressão dos blues. Eles não tentam entender por que ele escreveu esses tipos de canções. Assim, depois de terem ouvido Hendrix por cerca de dez anos, eles movem-se para melhores guitarristas, como Django (Rheinhardt) ou Charlie Christian. Mas eu acho que eles são totalmente diferentes. Eu não sou especialmente fã de Hendrix. Mas gosto de Django e Charlie Christian". 

" Os Velvet Underground na época eram impossíveis de se apossar. Se não estavas a viver no centro de Tóquio, e envolvido na cena de arte, então não havia maneira de obtê-los. Então, eu não sabia nada sobre The Velvet Underground- nenhuma revista escrevia nada sobre eles na época. Pelo menos, se alguma o fez, eu nunca vi ".

Em 1996,  na mesma entrevista referiu " há vinte anos atrás eu nunca tive qualquer intenção de tocar música e fazer  dinheiro dessa maneira. Eu simplesmente gostava de música e queria tocar ao vivo. Agora, há uma série de jovens músicos que querem se tornar estrelas antes mesmo de começarem a fazer música. Isso é ridículo. Não há nenhuma maneira que você possa fazer música interessante se isso é tudo o que você está preocupado. Jimi Hendrix e Jim Morrison nunca começaram com essa intenção, foi uma coisa que aconteceu ao longo do caminho. No início eu queria ser um actor e não um músico de qualquer maneira.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails