28/12/2012

R.I.P RAY COLLINS

Ray Collins, o vocalista original da banda de LA, Mothers of Invention, morreu a 24 de dezembro, em Pomona, Califórnia. Ele tinha 73 anos.

O Pomona Valley Hospital Medical Center, confirmou a morte de Collins. Ele foi internado no 18 de dezembro, em plena paragem cardíaca e estava em coma induzido desde então.

RAY COLLINS looks more like a grandfather, but he's actually a Mother.

Collins de cabelos brancos, foi o cantor convidado por um jovem Frank Zappa para se juntar os Soul Giants, a banda que se tornaram os Mothers of Invention, em meados da década de 1960.

Por volta de 1961, Collins viu Zappa tocar na Sportsman Tavern in Pomona em frente ao Broadside on Holt east of Reservoir, e apresentou-se.

"Nós gostamos um do outro instantaneamente", disse Collins. Eles compartilhavam o amor de uma grande variedade de música, incluindo doo-wop, e uma admiração pela cómico de TV Steve Allen.

Collins cresceu em Pomona, tocou em varias bandas de rock local de doo-wop. Em 1964, juntou-se Soul Giants, uma banda de covers R & B que se tornou o núcleo dos Mothers of Invention.

1964, Collins juntou-se aos Soul Giants por acidente. Quando a banda fez um teste na Broadside, o dono do clube insistiu que Collins, teria que substituir a cantora se a banda queria o show.

A banda consistia do baterista Jimmy Carl Black, o baixista Roy Estrada, o saxofonista Davy Coronado e o guitarrista Ray Hunt.

Hunt, no entanto, foi incompetente ou propositadamente confuso para ser rancoroso, diz Collins.

Problemas com o guitarrista do grupo levou ao recrutamento e conhecimento de Collins, que trouxe Zappa para sua própria banda rebatizada de Mothers. Zappa relatou como ele se juntou à banda após Collins dar um soco no guitarrista anterior.

"Eu era novo na banda, mas foi até mim para me livrar dele", diz Collins. Depois foi - não foram socos, insiste - ele fez uma sugestão fatídica.

"Eu disse-lhes : 'Eu sei de um guitarrista de Cucamonga. Seu nome é Frank Zappa", " disse Collins.

Zappa fez um teste e encaixou perfeitamente, mas era um compositor prolífico e uma nova direção foi chamada para ele.

"Se você vai tocar a minha música, eu vou fazer você ficar rico e famoso", disse Zappa.

Covers ficaram pelo caminho, como Coronado e o nome da banda. Zappa e Estrada ambos tomaram o crédito mais tarde para o nome de Mothers, mais tarde alargado para Mothers of Invention, por insistência da gravadora.

A primeira gravação foi em 1966 com "Freak Out!", Um duplo LP de rock underground, escuro, e satírico .

"Nunca ninguém tinha ouvi nada assim", diz Collins.

O segundo LP, "Absolutely Free", sai em 1968 antes do marco, "We're Only in It for the Money."

Zappa tinha efetivamente assumiu o controle da banda, levando a tensão. Collins tinha sido ambivalente sobre os Mothers desde que Zappa mudou a banda de Pomona para Hollywood para perseguir um contrato de gravação.

Sob Zappa, os Mothers não são a mesma banda que Collins se tinha inscrito. Sair se tornou uma piada.

"Eu acho que eu fiz isso quatro vezes, talvez", diz Collins. "Eu não gosto de fazer essas coisas no palco. Muita comédia, muito divertido fazer coisas."

Enquanto palhaçada era parte da sua personalidade ", eu queria fazer uma música linda. Fui criado com Johnny Mathis e Nat King Cole."

Collins toca com Zappa mais algumas vezes e contribuiu para vários álbuns seguintes, nomeadamente "Cruising With Ruben & the Jets." Mas a sua carreira musical muito terminou em 1968.

Ele também não fez muito dinheiro, tendo deixado os Mothers antes de se tornarem rentáveis.

Ele mudou-se para Claremont, após um acordo modesto legal com Zappa sobre a sua e outras contribuições dos membros fundadores da banda, diz ele. Zappa morreu em 1993 de cancro de próstata.

Collins recusou várias ofertas para juntar aos Mothers, uma banda composta por ex- grisalhos, Mothers.

Em vez disso, ele viveu uma existência-a-boca, principalmente pela escolha. A sua única renda era a Segurança Social, e duas vezes anuais royalties de co-escrever a canção doo-wop "Memories of El Monte."

É o suficiente para sobreviver. "Mas não o suficiente para pegar mulher", Collins.

"O dinheiro não tem sido apenas meu amigo. Gostaria de saber se isso é uma coisa psicológica", brinca. "Pergunto-me se eu associo-o com ` não é bom '

"People will ask why it's been 40 years since I've been onstage. I don't know," Collins admits as we talk at a picnic table in the park, birds chirping.

"If you just enjoy life," Collins continues, "it's conducive to not being successful. You know what I mean? I just enjoy life.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails