02/10/2012

YOUNG MARBLE GIANTS

Os Young Marble Giants vai passar por Vila do Conde, no próximo dia 13 de outubro. O concerto, integrado em mais uma edição do Estaleiro,a mítica banda Young Marble Giants,toca no Teatro Municipal de Vila do Conde.

A banda editou um único e lendário álbum: Colossal Youth, em 1980. Trinta e dois anos depois apresenta-lo-á ao público português. Foi graças às gravações incluídas numa colectânea da Z Block [“Is The War Over”, de 1979] e às actuações num bar chamado GrassRoots, que apoiava projectos criativos de jovens artistas – como faz o Estaleiro, onde vão tocar em Outubro – que conseguiram a proposta para gravar um álbum, com a Rough Trade.

 Voz, guitarra, baixo, teclas e uma tímida caixa de ritmos, que agora se passeiam por palcos de todo o mundo a interpretar “Colossal Youth” na íntegra.

Antes do concerto em Vila do Conde, a 13 de Outubro, Alison Statton, a “vocalista, cantora não”, diz ao jornal I,que já se apercebeu que é de novo cool gostar dos Young Marble Giants.

 Como assim, são cool outra vez?
 Tenho um filho com 16 anos e de vez em quando um dos amigos dele descobre a nossa música e fala com ele sobre isso. Alguns porque sabem quem ele é, outros não. Podes imaginar a reacção deles quando descobrem que ele é da família.

 Interpretam “Colossal Youth” tal como foi gravado ou fizeram alterações?
Mudámos algumas coisas. E uma das grandes diferenças é termos sempre connosco o Andrew Moxham, irmão mais novo do Phil e do Stu. Ele toca bateria electrónica e isso traz novidades. O som é parecido com o original mas ter uma pessoa em vez de uma máquina dá-nos mais flexibilidade, mais possibilidades. Mas nunca procurámos fazer grandes alterações.
 Quando reeditámos o álbum, em 2007, alguém propôs uma remistura de todas as canções, uma espécie de actualização sonora mas nem na altura quisemos mudar, optámos pelo original e acho que fizemos bem em não polir melhor o disco.

 E o que vos fez voltar?
A Domino decidiu reeditar o álbum em 2007 e queriam que fizéssemos um pequeno concerto num festival de literatura [Haye-on-Wye, 2007] para o lançamento do disco. Aceitámos.

 Stuart Moxham garantiu que, actualmente, "é ainda mais divertido tocar do que há 30 anos", até pelo bom relacionamento que têm os membros do grupo. "Temos um novo elemento na banda, na bateria, que é o meu irmão Andrew", disse Stuart, assumindo os Young Marble Giants como uma "banda de família", constituída por gente que se conhece "muito bem".

O grupo, de Cardiff, País de Gales, em 1979, integra, agora, três irmãos - Stuart (guitarra e órgão), Philip (baixo) e Andrew (bateria) Moxham - e a vocalista Alison Statton. Com a extinção dos Young Marble Giants, os três membros originais dedicaram-se a outros projectos, com maior destaque para os Gist, que integrava Stuart Moxham e alguns amigos, e para os Weekend, que juntou Alison Statton aos guitarristas Simon Booth e Spike Williams.

Stuart Moxham tocou pela primeira vez em Portugal em 1982, com os Gist, no Festival de Vilar de Mouros.

 Depois dos Gist, extintos em 1983, Stuart Moxham, o único dos "Giants" que vive apenas da música, conciliou uma carreira a solo com participações noutros projectos, entre os quais Jah Scouse, com os dois irmãos, e um tributo a António Carlos Jobim, no disco "Modinha", gravado com a portuguesa radicada no Reino Unido Ana da Silva. Por sua vez, Alison Statton participou em projectos com Ian Devine e Spike Williams.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails