O primeiro fone de ouvido
Imagine um mundo sem fones de ouvido. Um mundo onde você não pode se esconder atrás de um isolamento acústico, um mundo onde você não pode escolher sozinho o que quer ouvir. Não que isso fosse causar grandes guerras ou coisas do género, mas os fones de ouvido aproximam a música de nós, eles quase atiram a música para dentro das nossas almas e mentes – cada um escolhe o que preferir.A história dos fones é simples e curta, começa com o exército americano e alguns malucos brincando de inventores, o maluco em questão é Nathaniel Baldwin. Em 1910 o departamento de rádio da marinha americana recebeu uma carta escrita em tinta roxa que relatava um experimento que poderia amplificar o som.
Foram testar o equipamento na casa de Nathaniel, mais precisamente na cozinha – lá onde o rádio ficava, e ficaram impressionados, tão impressionados que os headphones de Baldwin foram descritos como ”comfortable, efficient headset” – considerando que é um aval da marinha americana.
Por mais impressionante que possa parecer o inventor dos fones de ouvido não quis patentear a ideia dele, e até comentou que isso era uma coisa banal demais. Ainda bem que decidiu isso.
Sem comentários:
Enviar um comentário