30/07/2012

SEAN PENN + PAOLO SORRENTINO

Filmes como As consequências do amor, O Amigo da família e Il divo  estabeleceram a reputação de Paolo Sorrentino como um dos grandes (o maior?) do cinema italiano contemporâneo. No seu cinema, Toni Servillo tem encontrado material para apresentar interpretações que já fazem parte da história, como o seu retrato do ex-primeiro ministro Giulio Andreotti. O novo Sorrentino, privilegia outro actor -  desta vez um astro internacional, Sean Penn.

Aqui é o meu lugar começou a nascer em Cannes, onde concorreu em 2011. Sorrentino e Penn encontraram-se dois anos antes. Declararam admiração mútua - a de Sorrentino era até maior pelo Sean Penn diretor, apesar da diferença de estilo entre ambos. Penn também admirava Sorrentino e queria dar um tempo nos papéis de Hollywood, experimentando o estilo europeu de filmar. Tudo isso eles contaram em This must be the place.

Walter Salles colocou o pé nas estradas da 'América', mas fez adaptando o livro de culto (On the road) de Jack Kerouac. Sorrentino criou um roteiro original. "Nunca havia ido aos EUA, domina mal o inglês, mas tinha uma ideia do país e da sua paisagem alimentada pelo cinema, quem não tem?

O encontro com Sean (Penn) permite-me resgatar uma dívida comigo mesmo, descobrindo a América, e não como turista" diz. Nos seus filmes com Toni Servillo, Sorrentino sujeita o ator a usar disfarces. Penn também usa, não chega a ser irreconhecível, mas é bizarro.

  Sean Penn traveste-se diante da câmara de Sorrentino. O seu personagem chama-se Cheyenne e é um velho rocker. Parece uma mistura da Tootsie de Dustin Hoffman (na comédia homónima de Sydney Pollack) com Robert Smith, dos The Cure, e o deficiente que o próprio Penn criou em I am Sam, Uma lição de amor.

 Cheyenne deixa o seu refúgio na Europa e ganha as estradas dos EUA em busca do nazi que infernizou o seu pai no campo de concentração. Na verdade, até pelo travestismo, mas não só por isso, o filho nunca teve diálogo com o pai e a caçada será um ajuste de contas - menos com o nazi do que com o pai.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails