08/07/2012

EXTREME SAILING SERIES PORTO 2012

Ontem fui ver um acontecimento-espectáculo, que  para mim é uma novidade. Consegue-se de cima do cais- na Alfandega do Porto, ver de muito perto as provas-regatas, e o trabalho que os tripulantes dos catamarãs fazem. O anfiteatro natural existente nas margens do rio Douro, permite que o público esteja em cima da acção e consiga sentir a adrenalina das provas. Muito Bom.Emocionante. Este circuito é considerado a "fórmula 1 da vela", e o facto de o público estar tão próximo da prova não é comum no desporto da vela, torna o Extreme Sailing Series único.

Cada catamarã transporta, além da tripulação, um convidado que assim poderá sentir, in loco o que é o fantástico mundo da vela.
A organização pretende ultrapassar os 40 mil espectadores, com o propósito de tornar a vela num deporto com mais visibilidade.

 O Extreme Sailing Series, Act 4, etapa do Porto, começou esta quinta-feira a todo o gás, com grande ondulação e vento forte a criar uma corrida emocionante. Talvez passe a fazer parte do calendário anual de eventos Porto/Gaia e que estejam de volta em 2013, 2014 e daí em diante.

A quarta etapa da prova considerada o Fórmula 1 da vela, chega ao Porto pela primeira vez e terá lugar ao longo da foz rio Douro entre os próximos dias 5 e 8 de Julho, prometendo desde já encher o leito do rio com catamarãs de 13 metros de comprimento. A Douro Marina será a base técnica deste grande evento.

O Extreme Sailing Series é um conceito único que reúne algumas das melhores equipas profissionais de vela do mundo que competem em catamarãs idênticos – Extreme 40, em percursos curtos e extremamente táticos, e que proporcionam um espetáculo singular para o público semelhante ao vivido num estádio.

O circuito mantém o alto potencial desportivo da prova ao mesmo tempo que garante um evento especialmente concebido para os espetadores – um conceito que não está habitualmente associado aos desportos de vela.

O circuito do Extreme Sailing Series visita três continentes e oito destinos icónicos: Muscat (Omã), Qingdao (China), Istambul (Turquia), Porto (Portugal), Cardiff (Inglaterra), Trapani (Itália), Nice (França) e finalmente, Brasil. O circuito começou em Fevereiro e terminará em Dezembro de 2012.

 O britânico Leigh McMillan, no catamarã The Wave Muscat, lidera o circuito do Porto das regatas Extreme Sailing Series de vela, que decorrem no rio Douro até domingo.
Leigh McMillan e a sua tripulação fizeram 154 pontos, mais 28 do que o austríaco Roman Hagara (Red Bull) e mais 30 do que o francês Pierre Pennec (Groupe Edmond de Rothschild), comprovando, assim, o domínio das primeiras quatro provas do circuito de 2012.
O circuito portuense da Extreme Sailing Series, regata de catamarãs com mais de 12 metros de comprido, prossegue domingo e é disputado por oito tripulações.

 As regatas são no rio- entre a ponte D. Luis e a Alfandega, e no mar em condições adversas e com bastante vento tendo chegado a atingir 17 nós. Os oito Extreme 40 tiveram que enfrentar ondas de 3 metros no Oceano Atlântico e foi por pouco que, em alguns casos, os velejadores não caíram à água.

Leigh McMillan e a sua equipa, The Wave, Muscat, estão mesmo a ficar habituados ao pódio pois ganharam nas duas primeiras cidades do circuito, Qingdao e Istambul, e também as duas primeiras no Porto, estando agora na frente da classificação.

A conferência de imprensa oficial do Act4 teve como principal destaque a dificuldade em estabilizar as embarcações durante os próximos dias, tal como referiu Morgan Larson, o skipper da Oman Airs. «Esta etapa vai ser semelhante ao circuito de F1 no Mónaco – muitos saltos e muita ondulação o que dificultará a obtenção de pontos. A competição vai ser dura. Provavelmente iremos assistir a algumas desclassificações aqui».

Horário Provas:
Quinta-feira – 5 de Julho
11H00/13H00 – Regatas no Mar
14H00/15H00 – Regatas no Rio Douro
16H30 – Conferência de imprensa oficial
Sexta-feira – 6 Julho
11H00/13H00 – Regatas no Mar
16H45/19H30 – Regatas Rio Douro
20H30 – Apresentação do barco vencedor do dia
Sábado – 7 Julho
11H00/13H00 – Regatas no Mar
14H30/16H30 – Regatas de Windsurf – NeilPryde
16H45/19h30 – Regatas no Rio Douro
19H30/20H00 – Regatas windsurf – NeilPryde Final
20H30 – Apresentação do barco vencedor do dia
22H00 – Regatas nocturnas de windsurf – NeilPryde
Domingo – 8 Julho
11H00/13H00 – Regatas no Mar
14H30/16H30 – Qualificação windsurf – NeilPryde
16H45/19H30 – Regatas Rio Douro
19H00/20H00 – Regatas windsurf – NeilPryde Final
20H30 – Entrega de prémios Alfândega do Porto
*atenção: os horários das regatas poderão ser alterados consoante as condições meteorológicas – acompanhe aqui http://www.facebook.com/ExtremeSailingSeriesPorto
Zona de Entretenimento (Alfândega do Porto):
12h00/23h00 – Extreme Race Village (sexta e sábado)
12h00/21h00 – Extreme Race Village (domingo)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails