01/05/2012

JOHN PEEL E O PODER DA RADIO, E DA SUA MUSICA

Uma noite, um adolescente John Osborne estava ouvindo John Peel na rádio, quando entrou numa competição que iria mudar a sua vida. 10 anos depois, Osborne montou um "sell-out stage show" celebrando a caixa de discos que recebeu de John Peel, o poder do rádio, e muito mais ... Num mundo de informação digital  "up-to-the-second", é talvez surpreendente que o rádio ainda prospera.

Enquanto nós podemos manter o controle sobre o movimento de pessoas todos os que estamos interessados ​​em, algo sobre a voz amiga na rádio mantém-nos voltando mais para o aspecto de compartilhar algo pessoal com a voz que emana do alto-falante que ainda fornece uma ajuda vital para o mundo.

 "Uma noite eu estava ouvindo John Peel, e ele sugeriu que as pessoas escrevessem um par de frases sobre o porquê de ter gostado do show, - uma pesquisa de audiência, na verdade," começa John Osborne. "Ele disse que para a melhor resposta seria enviada uma caixa de registos da sua "colecção". Então, eu ganhei o concurso, ganhando uma caixa com 150 discos e isso foi há 10 anos. " Para muitas crianças que viviam fora dos grandes centros cosmopolitas nos anos oitenta e noventa, a BBC Peel Radio 1 show oferecia um link directo para o estrangeiro, um mundo que muitas vezes parecia estranho. Estes eram os dias em que a informação sobre a música era difícil de encontrar, e no passado era facilmente esquecida.

A voz de Peel era como um farol para os fiéis, chamando-os na noite para ouvir os mais novos sons, ou os tesouros perdidos de ontem. "Como muitas pessoas, eu era um adolescente quando descobri John Peel, cerca de 16 anos. Eu realmente não conhecia muitas bandas, eu não siga-a a música. Quando eu era adolescente, eu só gostava de Blur, Oasis e Spice Girls ... todos os grandes???. Eu tinha alguns conhecimentos sobre John Peel, mas nunca o tinha ouvido, então eu sintonizei o seu Radio 1 show, e fiquei encantado por ele. Foi lindo e interessante e original, e eu muito rapidamente me tornei um ouvinte regular.

De repente, dentro de pouco tempo, descobri  todas essas bandas diferentes, como Buzzcocks, Joy Division, New Order, The Smiths, em particular, e isso realmente mudou a maneira que eu pensava sobre as coisas. " A caixa de registos fornecidos a Osborne deu-lhe a conexão da sua própria salvação directa com Peel, um olhar para o seu mundo que deve ter parecido como o maná do céu para um fã de música jovem. "Foi incrível!", Ri Osborne. "Ele realmente não tinha dito exactamente quantos registos eram. Esta caixa de papelão grande chegou na minha casa, e era muito pesada para levantar! Foi tão emocionante ser capaz de olhar para eles, sabendo que estavam nas suas mãos. Levei tanto tempo para os ouvir, e isso me fez perceber o quanto de pressão ele teve que ouvir todos os registos e escolher as melhores músicas para tocar.

 Só tinha 150, mas ele tem milhares e milhares! " Ao longo dos próximos anos, Osborne iria trilhar oseu caminho através da caixa, eventualmente, montar um show que iria comemorar, bem como a vida do DJ, que mandou para ele.

John Peel Shed é sobre a importância da música e do rádio em nossas vidas, e sobre como a paixão de um homem foi o suficiente para abastecer toda uma geração de fãs de música. "Foi muito, muito pessoal, e eu não acho que ele sabia como estava fazendo isso. Acho que o segredo era que ele não tinha ego. Ele não tinha a arrogância, ou crença que o que ele estava fazendo era "importante", ele só gostava de tocar esses registos, e ele gostava de estar na rádio! Ele só gostava de música, era uma pessoa do povo. Você realmente não entende como muitas pessoas que hoje em dia, e não é algo que se pode aprender, é uma coisa natural, e ele tinha. "

TOUR JOHN PEEL SHED

 May 5 – Antrim, Northern Ireland
May 6 – Belfast, Northern Ireland
May 22 – Aberdeen, Scotland
May 23 – Perth, Scotland
May 25 – Paisley, Scotland
May 26 – Glasgow, Scotland
July 12 to 15 – Latitude Festival, Suffolk
July 25 to Aug 4 – Soho Theatre, London
Aug 7 to 12 – Underbelly, Edinburgh Festival Fringe 2012


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails