20/05/2012

ASIA O REGRESSO NO SEC XXI

Os britânicos Asia, com a sua formação original, sobem ao palco da Aula Magna, em Lisboa, a 17 de Junho. Em palco estará Steve Howe, John Wetton, Geoff Downes e Carl Palmer. O grupo comemora 30 anos de existência.

 O concerto, integrado na Omega Tour, servirá de apresentação aos mais recente disco do colectivo, “Omega”, editado no ano passado.  Asseguram a primeira parte do espectáculo os portugueses Atrium.

Os ASIA eram apelidados de “Super Banda” pela  historia musical dos seus elementos.

Steve Howe - Guitarrista dos YES
John Wetton – Vocalista e Baixista dos King Crimson
Geoff Downes – Teclista dos Buggles e dos YES
Carl Palmer – Baterista dos Emerson, Lake and Palmer - ELP


 Tudo começa em 1981, quando John Wetton/baixo-vocal/U.K., King Crimson e outros, vai para Los Angeles responder á chamado de um homem que o acompanhava desde a sua passagem nos Roxy Music, o lendario americano John Kalodner/o mitico produtor, Headhunter e responsavel pelo surgimento de antológicas bandas como Van Halen, Journey e outras.

O primeiro álbum foi  lançado em Março de 1982 um ano após a formação da banda

Conflitos pessoais, tensões e alguns egos começam a separar a banda. Algumas paragens vão acontecendo, elementos entram e outros saem. Durante alguns anos os membros originais do ASIA mantêm-se ocupados com os seus projectos individuais.

Em 2006, voltam a juntar-se para celebrar os 25 anos de carreira da banda.


 Roger Dean, o mestre dos mestres nas concepções geniais das capas do Yes, Uriah Heep e outros, assume a arte/logo do Asia.

Detalhes curiosos:

Wetton, em 1980, tinha brevemente ingressado nos consagrados Wishbone Ashe/Album: Number the Brave, e varias musicas de sua autoria foram descartadas pelo membros dessa banda, mas Wetton veio a realiza-las no Album debut do Asia. (Here Comes The Feeling/Eye to Eye e No Replay, foram singles que ele permitiu a desconhecida/virtuosa banda francesa Atoll, lançar em 1979,(Rock Puzzle) cantadas por ele mesmo.

O milionario Richard Branson/Virgin no final de 1981, aparece no estudio, onde a banda gravava, com uma proposta de grande vulto em dinheiro, mas com enfoque no mercado europeu. Porém é rejeitado pela convicção de Wetton/Kalodner/Lane para que toda a atenção fosse dirigida ao mercado norte americano.

Finalmente, Mike Stone, o lendario e já falecido businessman no mundo do Rock é eleito o manager da banda, via Wetton.

1982, A estréia e a MTV:



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails