09/04/2012

DEAD KENNEDYS + H. R. GIGER

Frankenchrist foi o terceiro album lançado na Alternative Tentacles, dos Dead Kennedys.
O album gerou assunto de grande controvérsia por causa da arte do poster incluido na capa original. O poster, de H.R. Giger, Paisagem # XX, ou Paisagem Do Penis.

Na década de 1980, a banda  envolveu-se num julgamento por obscenidade nos EUA sobre o cartaz representado pelo pénis de HR Giger. A banda foi acusada criminalmente, por distribuição de material prejudicial a menores, mas o julgamento terminou com um júri vencido sem dar um veredicto.

 O promotor, vice-advogado da cidade Michael Guarino, denominou a inclusão do cartaz de "absolutamente irresponsável". Apesar das acusações - o que poderia ter rendido ao cantor um ano de prisão e uma multa $ 2000 se  tivesse sido condenado - o humor no julgamento não foi nada sombrio. Durante vários momentos-chave do testemunho, gritos uivantes de batalhas sobre custódia de crianças ao na sala ao lado, reverberaram através do tribunal. 

 Fãs dos Dead Kennedys empilhados na área de visualização diária, ostentando blusões de couro preto, botas de motoqueiro e cabelo estilo "buzz-cut".
 No último dia no tribunal, um advogado de defesa tirou uma foto de Guarino com uma câmera falsa que tinha um pênis de fora.. Na sequência da rejeição das acusações, uma multidão eufórica  soltou um grito de alegria, e em seguida, cópias autografadas do cartaz e do álbum para os jurados de Biaffra.


Os Dead Kennedys eram uma banda de hardcore punk de San Francisco, Califórnia. Durante a década de 1980, a banda ganhou um grande número de seguidores underground no cenário internacional da música punk. A sua música mistura os elementos mais experimentais do punk  Inglês de 70´s, com a energia crua da cena punk hardcore americana de 1980.

 As canções dos Kennedys misturam letras deliberadamente chocantes de punk com um bem-humorado, mordaz, satírico e sarcástico comentário de esquerda sobre as actuais questões sociais e políticas. Ao mesmo tempo, algumas de suas canções também zombavam das posições hipócritas de algumas elites liberais. Muitas das canções da banda criticam as ideologias de extrema-direita, da direita religiosa e da administração Ronald Reagan, junto com ideologia e personalidades de extrema-esquerda.

A banda oficialmente separou-se em 1986. De 1998-2004,foi envolvida por um processo amargo sobre os royalties e direitos das músicas do grupo. Em 2001, a banda foi re-formada e começou a realizar uma tourné com novo vocalista, apesar das objeções do ex-vocalista Jello Biafra, que depois de perder a acção e sendo indiciado por fraude, apresentou dois recursos que mais tarde perdeu.

 Eric Reed Boucher (nascido em 17 de junho de 1958) é amplamente conhecido pelo nome artístico de Jello Biafra. Ele chamou a atenção como o vocalista e compositor dos Dead Kennedys. Depois do tempo com a banda, tornou-se um ativista político e assumiu a direcção da influente, Alternative Tentacles, que foi fundada por ele e por East Bay Ray.

Biafra continuou como músico em inúmeras colaborações e como artisa de spoken word. Politicamente,é membro do Partido Verde e apoia activamente causas políticas progressistas. Anarquista auto-proclamado, defende a desobediência civil e pranksterism em nome da mudança política. Biafra é conhecido por usar táticas absurdas nos media na tradição dos Yippies para destacar as questões de direitos civis, justiça social e o anti-corporativismo.

 O nome artístico é uma combinação do nome da marca Jell-O e o nome de um pequeno país, Biafra, que tentou separar-se da Nigéria em 1966.

Depois de quatro anos de combates e fome terrível em Biafra, a Nigéria retomou o controle do estado de Biafra nascente. Jello Biafra criou o seu nome como uma combinação ironica de um pobre massa nutricional produzida de produtos alimentares e de massa. Disse que gosta de confrontar as suas idéias na mente das pessoas.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails