16/03/2012

ELVIS PRESLEY + ANDY WARHOL

A Sotheby’s de Nova Iorque vai levar à praça um quadro de Elvis Presley assinado por Andy Warhol, estimando que a sua venda possa superar os 50 milhões de dólares (cerca de 38 milhões de euros).

“Double Elvis” é um dos 22 quadros da série de Andy Warhol feita em 1963 e dedicada a Elvis Presley. Segundo a Sotheby’s, esta obra “resume a obsessão do artista com a fama, o estrelato e a imagem pública”, sendo uma variação do famoso quadro “Eight Elvises”, que em 2009 foi vendido num negócio entre coleccionadores privados por 100 milhões de dólares (76,3 milhões de euros).

Nunca antes uma obra de Andy Warhol, apelidado de pai da pop art, tinha atingido um valor tão alto.

Das quarenta pinturas mais caras já vendidas, o artista pop é responsável por quatro delas. Os seus Eight Elvises foi até aos cem milhões de dólares há alguns anos, Turquoise Marilyn, Green Car Crash e Men In Her Life, mudou de mãos por mais de sessenta milhões de dólares cada. As primeiras estimativas indicam a licitação pode ser ligeiramente menor aqui (na faixa de 30-50000000), mas nunca se sabe as licitações, uma vez motivadas começam a tentar uma acima da cada outra.

De acordo com o Los Angeles Times, a venda não irá ocorrer até final deste ano para permitir que Double Elvis (Ferus Type)atravesse o seu caminho ao redor do mundo para várias exposições. Será apresentado em Londres, Los Angeles e Hong Kong antes de ir à praça no leilão de arte contemporânea da Sotheby’s, no dia 9 de Maio. Warhol teria ficado contente com isso.

No quadro, Elvis Presley aparece vestido de cowboy e com uma pistola na mão, ao lado existe outra figura do cantor, que por estar mais esmorecida funciona como uma espécie de sombra de Elvis. Em comunicado, a leiloeira explica que esta série de Andy Warhol oferece uma “sensação de movimento, dando uma qualidade cinematográfica às pinturas”.

“Em ‘Double Elvis’, vemos um ícone de Hollywood da década de 1960 mais que o "cantor rebelde" que conquistou o mundo com sua música e a sua dança, dez anos antes.

Com lábios sedutores e um olhar interessante, este retrato de Elvis se transforma na contraparte perfeita dos glamorosos e femininos retratos que Warhol fez de Marilyn Monroe.

Dos 22 quadros pintados por Andy Warhol, nove estão expostos em museus como o MoMA, em Nova Iorque. Os outros fazem parte de colecções privadas, sendo este o primeiro “Double Elvis” a aparecer no mercado desde 1995.

O quadro foi exposto pela primeira vez, logo no ano da sua criação, em 1963, na Ferus Gallery em Los Angeles, existindo uma conhecida fotografia de Bob Dylan, que também chegou a ter um destes quadros, ao lado da obra nesta galeria.

"Double Elvis (Ferus Type)" foi exibido pela primeira vez em público na Ferus Gallery, em Los Angeles (EUA), no outono de 1963, da mesma forma que ocorreu um ano antes com a famosa série dedicada às sopas Campbell.

Durante sua prolífica trajectória artística, o pai da pop art (1928-1987) inspirou-se, para muitas das suas obras, em estrelas e celebridades como Marilyn Monroe, Jackie Kennedy, Michael Jackson e Elizabeth Taylor.

Antes de ir à praça no leilão de arte contemporânea da Sotheby’s, no dia 9 de Maio, a obra vai ser exposta em Los Angeles, Hong Kong e Londres.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails