09/02/2012

R.I.P. ANTONI TÁPIES

O pintor espanhol Antoni Tàpies, considerando um dos referentes da arte do século 20, faleceu hoje aos 88 anos, noticiou a Efe que cita fontes do Ayuntamiento de Barcelona, cidade onde nasceu.

Natural de Barcelona, onde nasceu em 1923 no seio de uma família burguesa, culta e nacionalista, Tápies foi nomeado marquês em 2010 pelo seu contributo às artes plásticas tendo recebido em 1992 a medalha de ouro de Barcelona.

Em 1990 recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias e abriu as portas da sua Fundação, em Barcelona, onde expunha grande parte da evolução da sua obra, uma referência pictórica do século XX.

Ainda jovem, Tápies decidiu abandonar o curso de direito dedicando-se ao desenho e à pintura e durante a Guerra Civil trabalhou na Generalitat (Governo regional da Catalunha).

Desde 1948 esteve unido à revista vanguardista Dau, trabalhando com artistas como Joan Brossa, Joan Ponç, Modest Cuixart, Joan Josep Tharrats, Arnau Puig e Juan Eduardo Cirlot.

Acaba por conseguir uma bolsa para estudar em Paris e é na capital francesa que, em 1956, realiza a primeira exposição individual, acabdando nesse ano por receber das mãos de Salvador Dalí o Prémio da República de Colômbia Bienal de Hispanoamérica de Barcelona.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails