15/02/2012

LEE RANALDO

Lee Ranaldo é cantor guitarrista, escritor, produtor musical e artista visual, mais conhecido como co-fundador de uma das melhores e mais queridas bandas do mundo do rock, Sonic Youth. Começou a sua carreira em Nova York em várias bandas e junta-se à orquestra do guitarrista Glenn Branca.

Entre os registos de Ranaldo a solo estão "Dirty Windows", uma colecção de textos falados com música, "Amarillo Ramp (por Robert Smithson), peças para guitarra, e “Scriptures of the Golden Eternity”.Em 1987 lançou o álbum 'From Here to Infinity`, e 'Music For Stage And Screen' em 2004.

Os livros incluem vários de arte ou fotografia por Leah Singer e também Jrnls80s (publicado pelo Soft Skull Press), bem como um livro de poemas,“Lengths & Breaths.”

O seu mais recente livro de poesia, “Against Refusing,” foi publicado pela Water Row Press, em 2010 com capa de Leah Singer. Suas obras visuais e sonoros foram mostrados em galerias e museus de Paris, Toronto, Nova York, Londres, Sydney, Los Angeles, Viena, e em outros lugares.

Ranaldo produziu álbuns para artistas como Babes in Toyland, You Am I, Magik Markers, Deity Guns, e o ensemble holandês de art-rock Kleg.

Editou um volume da turné Lollapalooza 1995 escrito por ele, Thurston Moore, Beck, Stephen Malkmus, Courtney Love, entre outros.

1 comentário:

Josi Rizzari disse...

olá Rui,otimo texto e esclarecedor para mim que sempre estou buscando sobre grunge e quem fez a cena e as bandas envolvidas :* parabéns pelo blog!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails