14/02/2012

ALBUM PARA OUVIR ANRES DE MORRER - CAN

Can – “Ege Bamyasi” (1972)
Ege Bamyasi é o mais próximo de um LP pop que pode haver. Isso não quer dizer que é pop, mas há, pelo menos, canções bem defenidas com ranhuras de melodia agradável.
Nunca foram muito mais do que uma banda de culto, até mesmo os críticos tiveram um tempo difícil para apreciar sua música, ainda que os seus álbuns oferecem algum do melhor rock experimental já registado.

Ege Bamyasi abre com a rapida percussão 'Pinch', nove minutos de sulco na qual todo o grupo parece estar em furia, em torno da direção da bateria de Jaki Leibezeit, os vocais( monólogo)de Damo Suziki, os teclados de Schmidt, o baixo abrupto de Holger Czukay, que espalha rígidas percussivas para a arena. Spoon", a última canção, que fecha o álbum, é particularmente excelente, o seu som insinua uma influência de tudo desde o início de canções como Ultravox "Hiroshima Mon Amour" como os ritmos em muitos dos primeiros trabalhos de Gary Numan.

Sempre, pelo menos, três passos à frente da música popular contemporânea, foram o grupo de rock líder da vanguarda dos anos 70. Do seu início, sua música não se conformava com as noções comuns sobre rock & roll - nem mesmo aqueles das contraculturas. Inspirado pela música mais clássica do século 20 do que Chuck Berry, os seus contemporâneos estavam mais próximos de Frank Zappa ou, possivelmente, dos Velvet Underground. No entanto, a sua música era mais séria e inacessível do que qualquer um desses artistas.

Ao longo da sua carreira, a formação dos Can ia fluido, com vários membros e diferentes vocalistas ao longo dos anos, o nucleo da banda núcleo permaneceu, com o teclista Irmin Schmidt, o baterista Jaki Leibezeit, o guitarrista Michael Karoli, e o baixista Holger Czukay. Durante os anos 70, foram extremamente prolíficos, registando até três álbuns por ano no auge da sua carreira.

Quando a banda se separou em 1978 após o sucesso do album Flow Motion,e do hit "I Want More", deixaram para trás um corpo de trabalho que tem se mostrado surpreendentemente inovador; os ecos da música dos Can pode ser ouvida nos Public Image Limited, The Fall, Einstürzende Neubauten, entre tantros outros.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails