28/01/2012

R.I.P. ETTA JAMES + MARK REALE

Aos 56 anos, Mark Reale, guitarrista e fundador do Riot sofria já há algum tempo os efeitos da Doença de Crohn, que estava em estado crítico.O guitarrista trabalhou com muitas dores em grande parte dos ensaios para o novo álbum “Immortal Soul”.

A banda não é estranha à doença e morte. O vocalista original, Guy Speranza, morreu de cancro pancreático em 2003 e o seu segundo vocalista, Rhett Forrester, foi morto em 1994.

Etta James, cujo verdadeiro nome é Jamesetta Hawkins, nasceu a 25 de janeiro de 1938 em Los Angeles. Em criança começou a cantar numa igreja e na adolescência fez parte de um grupo “doo-woop” [estilo de música vocal baseado no r&b].

Nos anos 1960, foi viciada em heroína, dependência da qual se libertou em meados dos anos 1970, altura em que se tornou numa das mais respeitadas vozes femininas de então.

Ao longo da carreira, Etta James editou 30 álbuns de originais. Em 1993 entrou para o Rock & Roll Hall of Fame e três anos depois, por causa de um anúncio publicitário da Coca-Cola, voltou a ser falada com uma versão do tema "I just wanna make love to you", gravada nos anos 1960.

Em 2008, Beyoncé interpretou-a no filme "Cadillac Records", sobre a editora Chess Records, e no ano seguinte cantou um dos seus clássicos, "At Last", a Barack e Michelle Obama, no primeiro baile comemorativo da tomada de posse do presidente dos EUA.

A cantora norte-americana morreu num hospital na Califórnia, onde estava internada e ligada a um ventilador desde o final de Dezembro de 2011.

A artista, que completaria 74 anos na próxima quarta-feira, encontrava-se já em estado terminal devido a uma leucemia incurável.

As vendas dos álbuns de Etta James registaram uma subida de 378% após a sua morte, na semana passada.

A cantora faleceu na passada quinta-feira (20 de janeiro), após uma longa batalha contra a leucemia, que durava desde 2010.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails