08/01/2012

DAVID BOWIE - 65 ANOS

Londres estréia musical sobre sua vida. Musical sobre David Bowie celebra os seus 65 anos.

O compositor, músico e actor David Bowie, que se tornou popular graças a canções como "Starman", "Space Oddity" e "Ashes to Ashes", comemora no domingo o seu 65 º aniversário, e brevemente com a estréia em Londres de um musical sobre sua a vida.

Considerada uma das músicas mais controversas e influentes nas últimas décadas, terá para no seu show com cerca de 20 músicas escritas, incluindo sucessos como Heroes', 'The man who sold the world' oo 'Let's dance', o que poderia ser lançado na Primavera deste ano.


O intérprete, que se tornou famoso por álbuns como 'The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars' e'Young Americans', deu a sua aprovação para este projecto de fantasia futurista sobre a sua vida, depois de várias tentativas de trazê-lo para teatro.

Elvis Presley não é o único grande nome da história da música nascido no dia 8 de janeiro.

O rocker britânico nascido em 1947, é considerado um dos grandes inovadores da história do rock e gravou discos marcantes como Ziggy Stardust, Station To Station, Low, Heroes e Let's Dance, só para citar alguns. Um génio.

Uma das grandes inovações de Bowie foi quando criou seu alter ego Ziggy Stardust, a andrógina criatura de outro mundo que elevou o compositor à fama em 1972.

David Robert Jones, nome verdadeiro do músico, nasceu na província de Brixton, Inglaterra, em 8 de Janeiro de 1947. Seus primeiros passos na música deu na década de 60, acompanhado por um saxofone e sentido fortemente atraído pelo jazz.

Em 1963 formou o seu primeiro grupo, David Jones and the King Bees. Isto foi seguido por The Konrads, The Hoocker Brothers, The Manish Boys e The Lower Third.

Em 1966 decidiu mudar o nome para evitar confusão com o membro dos The Monkees, Davy Jones, por isso Bowie escolheu para o personagem do 'Far West', Jim Bowie.

Seus começos como solista eram governados por Ken Pitt, que fez sua a estréia nesse ano, sob a assinatura Pye, o primeiro single "Can`t help thinking about me".

Um ano depois, publicou o primeiro trabalho intitulado "David Bowie", um álbum pop sob o rótulo Deram Records. O material, na sua maioria pop, o sucesso comercial não era esperado, o que levou ao rompimento do cantor com a gravadora.

Nessa época, Bowie se interessou por religiões orientais, por isso pasou uma temporada num mosteiro budista.

Tais contatos levaram-no a mudar os hábitos e, em 1969, criou um grupo avant-garde de teatro chamado Beckenham Arts Lab

Também nesse ano, trouxe à luz " Space Oditty" depois de assinar com a Mercury Records. Este álbum foi inspirado no filme do director Stanley Kubrick "2001: Uma Odisséia no Espaço", este álbum teve cinco hits de sucesso nas paradas britânicas.

O album foi lançado sob nomes diferentes, para a Inglaterra era apenas "David Bowie" nos Estados Unidos lançou uma versão especial para comemorar a chegada do homem à lua chamada "Man of Words / Man of Music" e, mais tarde, em 1972 acabaria por ser chamado de "Space Oddity".

Em 1970 casa com Angela Barnett, para quem os Rolling Stones escreveu a canção "Angie". Um ano depois o seu primeiro filho, Zowie. Em 1972 lançou o seu álbum "Hunky Dory", que foi influenciado pelo seu amigo, o pintor Andy Warhol e a música "Kooks" foi dedicado ao seu filho.

O material "Ziggy Stardust" (1972), foi precedido pelas confissões de Bowie sobre sua sexualidade, primeiro disse que era gay e mais tarde afirmou ser bissexual. Tudo o que ele previu boas vendas,e considerado um dos melhores da carreira deste artista.

Com "Aladdin Sane" (1973), confirmou a sua capacidade de criar e um ano depois, inspirado no livro "1984" de George Orwell, trouxe "Diamond Dogs" marcado com uma capa que chocou os britânicos, que decidiu mudar a página do rosto que Bowie aparecia transformado num cão, a segunda edição dos genitais turvos do cão.

Para "The Duke White", também conhecido como Bowie, a década de 70 marcou o lançamento de vários álbuns influenciados pelo soul norte-americano de Filadélfia, como foi "David Live" (1974), ao qual ele mesmo chamou de "alma plástica".

"Young American" foi lançado em 1975 e esse álbum mostra single que deixou de fora no primeiro lugar dos EUA, "Fame", que foi composto por ele, auxiliado por Alomar e John Lennon.

Vários gêneros, como rock, soul e funk, faziam parte de "Station to Station" (1976). Bowie foi novamente o centro da controvérsia, pois foi duramente criticado por seu alto consumo de drogas e simpatia para com o nazismo e o fascismo.

Naquele mesmo ano, aventurou-se no grande ecrã no filme "The Man Who Fell to Earth", cujo director foi Nicolas Roeg.

Em 1977 ele conheceu Brian Eno, que experimentou a música electrónica e ambiental na trilogia famosa "Low", "Heroes" e "Lodger". Iggy Pop músico participou no primeiro.

Nos anos 80, foram libertados os álbums "Scary Monsters", que gerou os hits singles "Ashes to ashes" e "Let*s dance" que incluía a canção de Iggy Pop "China Girl" e " Never Let Me Down ", que decepcionou os seus fãs e marcou o seu declínio na década.

Na época, divorcia-se de Angie Bowie, e em 1992 casou com a modelo somali Iman. No ano seguinte, com "Black tie white noise" (1993) retornou aos tops britânicos.

"O Buddha of Suburbia" (1993), "Outside" (1995), "Earthling" (1997) e "Hours" (1999) são os discos lançados na década de 90, que não foi autorizado a voltar ao cenário musical com a mesma força com a qual começou a carreira.

Também nessa década, voltou ao cinema com "Twin pearks: Fire walk with me" (1992),e "Basquiat" (1996), no qual interpretou Andy Warhol, assim como "Everybody Love Suhshine" (1998 ). "Furyo - Em Nome da Honra" (1983), "O Segredo de Mr. Rice" (2000) e, mais recentemente, "O Ilusionista", foram algumas das películas em que David Bowie participou.

Em 2002 publicou "Heathen" e um ano depois, também conhecido como "O Camaleão do Rock", surpreende com a experiência do seu estilo e " look", para usar todos os meios para desenvolver a sua actividade criativa e apresentar o seu mais novo trabalho, "Reality", que é preenchido com música ambiental e tem o tema "Try some, buy some", do ex-Beatle George Harrison.

Bowie esteve envolvido com artistas como Ozzy Osbourne, Foo Fighters, Mastodon e Slash para promover a venda de pulseiras com a inscrição "Paz através da Arte", que visa arrecadar fundos para a Save The Children Foundation, e a ajudar a construir casas em países como Moçambique para as famílias afectadas pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Em 2010, o músico foi homenageado no 'Dock of the bay', em Españha. Durante a IV Muestra de Cine Documental Musica, na sala Club del Victoria Eugenia e no Teatro Principal, o proprio Bowie estreou um filme na reunião.

Foi o lendário 'Ziggy stardust and the spiders from mars', de DA Pennebaker, que foi filmado em 3 de Julho de 1973 durante o último concerto da fase 'glam' do artista britânico.

Musicalmente, e embora os seus últimos trabalhos não tenham alcançado o sucesso de outros tempos, o artista continua a inspirar as novas bandas, quer através da interpretação de versões de originais seus por parte destas, quer pelas colaborações a que se tem prestado com nomes como, por exemplo, os Arcade Fire, TV On The Radio e Deerhoof.

Vai haver uma comemoração especial da parte do cantor - como aconteceu no seu 50º aniversário, que celebrou com um grande concerto no Madison Square Garden, Nova Iorque -, alguns fãs do músico vão assinalar a data com várias iniciativas.

Em Itália, os admiradores do autor de 'Ch-ch-ch-changes' organizaram festas em Roma e Milão, onde irão participar duas bandas de tributo, escolhidas em colaboração com o clube de fãs oficial de David Bowie, no país.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails