27/12/2011

FRANK ZAPPA

Frank Vincent Zappa (21 de Dezembro de 1940, Baltimore — 4 de Dezembro de 1993). No dia 21, marcou o aniversário, 71 anos do nascimento do “american composer”, guitarrista, produtor e director de cinema.

Sua mãe, Rose Marie (de nome de solteira Colimore), era de ascendência italiana e francesa, e o seu pai, Francis Vincent Zappa, era um nativo de Partinico, Sicília e tinha ancestrais gregos e libaneses. Frank era o mais velho de quatro irmãos, e tinha dois irmãos e uma irmã.

É considerado um dos guitarristas mais originais de sempre. Também continua sendo uma grande influência para músicos e compositores.

Numa carreira de mais de trinta anos, a sua obra musical estendeu-se por uma abordagem eclética, experimental, rock, fusion,jazz, música electrónica, concreta e clássica. Também dirigiu longas-metragens e videoclips e desenhou capas de álbuns dos seus albums.

Na adolescência, adquiriu um gosto por compositores de música de vanguarda baseada na percussão, como Edgard Varèse, e também pelo rhythm and blues dos anos 1950. Zappa começou a escrever música clássica no ensino médio, à mesma época em que tocava bateria em bandas de rhythm and blues – ele fez a troca para a guitarra posteriormente.

Compositor e performer da sua própria música, com influências diversas, o seu trabalho é praticamente impossível de ser categorizado. O seu álbum de estreia com o Mothers of Invention, Freak Out!, combinava canções no formato convencional do rock and roll com improvisações colectivas e colagens de som realizadas em estúdio.

Era um grande crítico do método de educação e da religiões, e um forte defensor da liberdade de expressão, da autodidática e da abolição da censura.

Frank Zappa faleceu, da ocorrência de um cancro da próstata, aos 52 anos em 1993. Deixou quatro filhos: Moon Unit, Dweezil, Ahmet Emuukha Rodan e Diva Thin Muffin Pigeen.

Estupidez até pode ter um certo charme. Ignorância não. - Frank Zappa

Alguns cientistas acreditam que o hidrogénio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo.
Eu questiono este pensamento.
Existe mais estupidez do que hidrogénio.
Estupidez é o elemento básico do universo.
Frank Zappa

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails