10/12/2011

ERROL MORRIS

Num ano que viu escândalos-os tablóide estiveram sempre prontos, envolvendo Dominique Strauss-Kahn, Anthony Weiner, Casey Anthony, Arnold Schwarzenegger, a invasão Mórmon, e as notícias do escândalo de Rupert Murdoch e o News of the World, Tablóide de Morris nos cinemas, não poderia ser mais oportuno.

Por que é que o autor de documentários aclamados e premiados sobre assuntos "sérios" como "The Thin Blue Line" (a justiça), "The Fog of War" (a política) ou "Standard Operating Procedure" (Abu Ghraib) se interessa por um escândalo sexual que teve lugar na década de 1970?.

Estreou “Tabloid”, o 11º filme de Errol Morris. Apesar de Morris ser considerado um documentarista, os filmes de Morris são tão pessoais que parecem obras de ficção.

Órfão de pai aos dois anos, Morris foi músico e historiador e largou cursos em Princeton e Berkeley antes de se dedicar ao cinema.

Sempre teve fama de esquentado e não conseguia terminar nenhum projecto. O seu amigo e cineasta alemão Werner Herzog, chegou a apostar com Morris que comeria o próprio sapato quando ele terminasse um filme.

Morris lançou “Gates of Heaven”, Herzog cumpriu a promessa, como se pode conferir na célebre curta “Werner Herzog Come o Seu Sapato”.http://www.youtube.com/watch?v=9KjMc8HlUn4&feature=colike.

Errol Morris é fascinado pela estranheza.“Tabloid” conta a história de uma jovem miss que, em 1977, sequestra o namorado, um missionário mórmon, e passa três dias obrigando o rapaz a fazer sexo com ela.

Outro filme de Morris, “Fast, Cheap and Out of Control” (1997), um documentário conta a vida de quatro homens de profissões nada ordinárias, como um domador de leões e um topíário (jardineiro que faz esculturas em plantas-poda ornamental).Topiaria é a técnica de jardinagem que dá forma à planta.

Em “Mr. Death: The Rise and Fall of Fred A. Leuchter, Jr.” (1999), Morris fez o perfil de um homem que dedicou a vida a criar uma cadeira eléctrica perfeita.

Filmes mais conhecidos são “Sob a Névoa da Guerra” (2003), sobre o Secretário de Defesa norte-americano na época do Vietname, Robert McNamara, documentário vencedor do Oscar, e “The Thin Blue Line” (1988), em que provou a inocência de um homem condenado à morte (o acusado foi solto após o lançamento do filme).

O primeiro filme de Morris foi esquisito e dark “Gates of Heaven” (1978),sobre o dono de um cemitério de animais.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails