27/11/2011

JEFF BUCKLEY

O cantor, guitarrista e um talentoso compositor, Jeff Buckley fazia no dia 17 Novembro, 45 anos, se não tivesse afogado, em 1997, quando tinha apenas 30 anos.

“Hallelujah” foi escrita por Leonard Cohen e editada em 1984 integrando o seu album ‘Various Positions’. Uma música calma, cantada com emoção contida e referência bíblicas em cada verso (a versão original tem apenas quatro versos embora Cohen diga que escreveu mais de 80 para a música). O “Hallelujah” de Cohen teve uma modesta aparição nos tops ingleses, suíços e noruegueses, mas na maior parte do mundo, não pegou.

Dez anos depois, Jeff Buckley gravou a sua versão. Não foi o primeiro cover da música, mas a música de Buckley começou a fazer sucesso aos poucos e poucos. Não foi um hit instantâneo, mas assim que começou a ser usada em shows televisivos e filmes, o público ficou rendido à guitarra e voz estonteante de Jeff Buckley.

Ironicamente, foi outra versão da música que levou Jeff Buckley ao número um dos tops – 11 anos pós a sua morte. Em 2008, Jason Castro era um favorito do conhecido programa American Idol quando cantou a música de Buckley. A música voltou a “estar na moda” e milhares de pessoas descarregaram a música do iTunes, levando a música a número um – a primeira vez de Jeff Buckley em primeiro lugar.

É uma música de que fizeram milhares de versões, por artistas tão diversos como K.D. Lang, Bon Jovi, Willie Nelson e Bono. Mas, com as devidas desculpas a Leonard Cohen, a versão de Buckley ultrapassa qualquer outra.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails