04/11/2011

AI WEIWEI

O mais célebre artista plástico chinês no Ocidente, um dos artistas mais comentados e controversos no momento, o "revolucionário", digo eu, Ai Weiwei.

Este ano, Ai esteve detido sem acusação durante 81 dias, num gesto que suscitou críticas por parte dos governos ocidentais e grupos de direitos humanos. Em finais de Junho foi libertado, sob condição de não falar com os media estrangeiros, e por isso tem dado poucas entrevistas.

Co-autor do estádio nacional de Pequim, conhecido como “Ninho de Pássaro”, e com vários projectos artísticos de crítica aberta ao regime, Ai Weiwei teve agora de se rodear de vários advogados e especialistas em direito fiscal para responder à acusação.

Ai Weiwei prometeu lutar contra as acusações de evasão fiscal “até à morte”, um dia depois de uma empresa ligada a si ter sido condenada pelo Governo a pagar 15 milhões de yuan (1,7 milhões de euros) de impostos e multas.

“Porque haveria uma pessoa como Ai Weiwei render-se?”, lançou o próprio numa entrevista de duas horas à Reuters. “No meu dicionário não existe uma palavra como rendição.”

Ai acrescentou na entrevista que, se não pagar a multa, a sua mulher, representante legal da empresa, irá para a prisão. “Num país como este, lutarei contra eles até à morte.” As autoridades impuseram um prazo de 15 dias para Ai entregar o montante, que o artista diz não deter.

Todos se rendem aos chineses..... crise, e divida "oblige", até os arqui inimigos americanos....

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails