16/10/2011

AGOTA KRISTOF

Morreu a escritora húngara que conhecia a dimensão do mal. Eu conheci esta excelente escritora, quando li o seu livro, "Ontem".

Escritora de origem húngara, nasceu em 30 Outubro, 1935 em Csikvand, na Hungria, e aos nove anos de idade escreveu os seus primeiros poemas num internato próximo à fronteira com a Áustria. Fugiu da repressão soviética posterior à revolução húngara de 1956 e instalou-se com o marido na Suíça, onde vive, desde 1956, em Neuchatel.

Escreve habitualmente em francês, a sua língua de adopção. Publicou teatro, peças radiofónicas e a célebre e premiada, "trilogia dos irmãos gémeos", já publicada entre nós: "Le grand cahier" (1987), "La preuve" (1990), "Le troisième mensonge" (1991). «Ontem» (1995) é o último romance da autora, que prima pela sua escassa e espaçada produção literária.

A escritora húngara Ágota Kristóf, autora de "Um Caderno e Tanto", morreu em Julho, 2011, aos 75 anos na sua residência na Suíça, onde vivia desde 1956.

A imprensa húngara lembra que a obra de Kristóf é considerada pelos críticos franceses como uma das mais importantes da literatura de final do século 20, junto a Samuel Beckett e Eugène Ionesco.

Foi agraciada com o italiano Prêmio Alberto Morávia (1988) e o alemão Gottfried Keller (2001). Em 2009, concorreu ao Prémio Príncipe de Astúrias das Letras, entregue ao albanês Ismail Kadaré, e no ano passado, a Hungria homenageou-a com o "Prêmio Kossuth", a mais alta distinção artística do país.

A autora, que conquistou o sucesso internacional com a trilogia formada por "O Grande Caderno", "A Prova" e "A Terceira Mentira", comunicou em Março que já não escrevia por estar muito doente. "Não tenho vontade nem força. Não faz sentido", assinalou ao portal literário húngaro "beliche.hu".

As suas obras estão traduzidas em mais de trinta línguas (inglês, alemão, castelhano, catalão, chinês , japonês, neerlandês, húngaro, dinamarquês, russo, georgiano, estoniano, grego, hebraico, etc) e, em França, a sua editora vendeu mais de 70.000 cópias dos seus livros.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails