03/09/2011

LITTLE MURDERS

"Little Murders foi concebido como um ensaio sobre o que se percebia estar acontecendo nos Estados Unidos em meados dos anos 1960 ... "inspirado", se quiserem, com o assassinato de JFK e as filmagens de Oswald, uma semana depois.

Little Murders (1971)Feiffer descreveu numa carta datada no início de 1967, Little Murders refere-se ao "mal-estar" que a evolução política na meados dos anos 1960 provocou no tecido social americano. Em primeiro lugar, declarou na carta mencionada acima (Feiffer 82),viu os sintomas e os fiascos da política externa dos EUA, que tinha trazido no Vietname do Sul e da República Dominicana. Em segundo lugar, infere-se que a inconsistência do consenso do pós-guerra e a sua estratificação social que se seguiu, criou condições que colocou a violência aleatória ou a política no centro da vida americana. Nesse contexto, com o assassinato de JFK começaram as convulsões políticas e sociais que arruinou a agenda dos liberais para o resto da década.

Little Murders de Jules Feiffer fracassou tanto que fechou numa semana, e o filme não durou muito mais tempo nas salas de cinema. As comédias negras fazem você comportar de uma maneira tímida, um súbita sensação de constrangimento ou desagrado, e rir ao mesmo tempo, em seguida alguns segundos depois, fazem sentir-nos um pouco culpado por nos termos rido.

O actor Alan Arkin tem uma boa estreia no cinema em Little Murders, na sátira amarga e comovente do director Jules Feiffer (originalmente produzido como uma peça Broadway-off). Elliot Gould (que também co-produziu o filme) desempenha o Alfred Chamberlain - um fotógrafo de bem sucedido, está agora em baixo com a sua sorte, porque começou a eliminar pessoas das suas fotografias. Ele também sofre de uma incapacidade de sentir ou de ser apaixonado por qualquer coisa. Mas, então, Alfred reúne Patsy Newqvist (Marcia Rodd), que toma sobre si moldar Alfred "a strong, vital, self-assured man, that I can protect and take care of ".

Como a sua relação se desenvolve e Patsy leva Alfred para conhecer os pais, de repente, bate contra a parede de tijolos da insensibilidade e violência urbana. Neste mundo de assassinatos sem sentido e loucura, Alfred percebe que a única maneira de regressae de volta ao mundo é tornar-se tão insano quanto todos os outros.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails