24/09/2011

R.I. P. CLARENCE CLEMONS


"The Big Man" of Bruce Springsteen's E Street Band, o seu apelido Big Man vem do porte físico imponente do ex. jogador de futebol americano, para a maioria da sua história, destaca-se como o único homem negro de uma classe trabalhadora branca, numa banda rock de New Jersey (o teclista David Sancious, que também é negro, tocou com o grupo até 1974).

Desde os primórdios da E Street Band em 1972, Clemons desempenhou um papel central na música de Springsteen, no palco tinha um magnetismo quase tanto como o "Boss", complementando com a guitarra eléctrica o grupo e na condução de ritmos em músicas como “Jungleland” de "Born to Run", "Tenth Avenue Freeze Out", Spirit in the night”, a canção do álbum de estreia de Springsteen, “Greetings From Asbury Park, NJ”.

Clarence Clemons, era cego de uma vista, casado cinco vezes, pai de quatro filhos, considerado o melhor saxofonista de rock, morreu em Junho 2011, aos 69 anos. Seis dias antes, tinha sofrido um AVC, na sua casa da Flórida.

Integrou a E Street Band e notabilizou-se ao lado do seu inseparável companheiro e amigo Bruce Springsteen. O último trabalho de estúdio que fez foi com Lady Gaga, no video The Edge of Glory.

Nascido em 11 de Janeiro de 1942, Clarence Clemons passou por várias bandas de soul e r&b antes do encontro com Bruce Springsteen. Inspirado por King Curtis, teve a sua primeira experiência em estúdio com os Funky Music Machine, banda onde militavam Ray Davis, Eddie Hazel e Billy Bass Nelson, três futuros Funkadelic.


Big Man gravou com Jackson Browne no dueto “You’re a friend of mine”, com Aretha Franklin no single de 1985 “Freeway of love” e, muito recentemente, com Lady Gaga – ouvimo-lo em “Hair”, “The edge of glory” e “Highway unicorn (road to love)”, três canções do último “Born This Way”.

O músico também trabalhou como actor, participando no filme New York, New York de Martin Scorsese (1977) e nas séries Os Simpsons e The Wire.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails