16/07/2011

5º ANIVERSARIO DO TWITTER

O Twitter comemorou esta sexta-feira, 15 de Julho, cinco anos de existência. Apesar de o primeiro tweet ter sido escrito no dia 21 de Março de 2006, o lançamento o ficial da rede só foi oficialmente lançado a 15 de Julho do mesmo ano.

O Twitter,(a palavra inglesa para chilreio)aparece logo a seguir ao Facebook na escala de popularidade das redes sociais.

Um dos co-fundadores da empresa, Biz Stone, foi um dos convidados do talk-show de Conan O'Brien, na passada segunda-feira. Na bem-humorada entrevista, Biz Stone falou da comparação entre Twitter e gelados. “Toda a gente diz que ‘o Twitter é inútil’. Perante isto, o Evan Williams [colega co-fundador da empresa] diz: ‘Bom, os gelados também o são. Querem que proibamos os gelados e toda a alegria?’”, disse um divertido Biz Stone, antes de acrescentar: “Que se lixe, vamos continuar a trabalhar no Twitter”.

Passados cinco anos, uma média de 140 milhões de tweets são publicados todos os dias na rede que conta com cerca de 200 milhões de utilizadores registados. Ao longo destes cinco anos de existência, mais de 30 mil milhões de mensagens foram partilhadas na rede social.

A primeira pessoa a escrever um tweet foi um dos seus fundadores, Jack Dorsey. Dorsey trabalhava na empresa de podcasts Odeo, juntamente com Biz Stone e Evan Williams, ambos com um passado de empreendedorismo online (Williams foi o fundador do Blogger, comprado pelo Google).

Uma das principais componentes do Twitter era então a possibilidade de comunicar com um grupo de pessoas via SMS, o que determinou o limite de 140 caracteres que se tornou a imagem de marca do serviço. É por isso que muitas vezes a rede é apelidada de “sms da Internet”.

A rede social é usada por grandes nomes do mundo da moda, música, desporto, política e da religião e até o Papa já tem conta no Twitter.

A Google deixou de ter acesso ao feed especial do Twitter que alimentava a sua pesquisa em tempo real.

A razão da falha de acesso ao feed é o fim do contrato com a rede social, assinado em Outubro de 2009, e o lançamento da nova rede social Google+.

1 comentário:

Online Shopping disse...

Simply such an amazing blog got to know the views on various topics from the professionals.
Online Shopping

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails