05/02/2011

MORPHINE

Baritone saxofonista dos Morphine, uma banda incomum e interessante que sempre se diferenciou dos seus pares com o seu distintivo som bluesy, rock´n´roll descrito como low-rock e noir jazz-rock.

Composto por Billy Conway na bateria, Colley Dana no sax tenor e barítono, e o enigmático Mark Sandman nos vocais e no baixo feito por ele de duas cordas,os Morphine sempre se esforçaram para forjar o seu próprio caminho musical, daí a ausência de guitarras na banda e os vocais destacados, a marca irónico de Sandman. O seu terceiro álbum, The Cure For Pain foi o primeiro álbum de sucesso a ir além do seus status de cult vendendo 300.000 cópias. Eles estavam prestes a lançar o seu quinto álbum de estúdio The Night a 31 de Janeiro, o que é ainda mais pungente nesse determinado ano a morte inesperada e súbita de Mark Sandman em Itália.

Mark estava em turnée com os Morphine em 3 de julho estava actuando em parte do festival de 3 dias no Gardini Del Principe em Palestrina, Itália. Apenas duas músicas em conjunto e Sandman desabou no palco com um ataque cardíaco fatal aos 47 anos de idade. Inevitavelmente, a sua morte foi mais pungente para o próximo lançamento do novo álbum, totalmente inesperada e um choque para todos. Dana descreve a reação da banda, "A morte de Mark foi um choque enorme - ele tinha uma maneira e uma constituição modelo - que poderia continuar e ficar mais entre nós, Ele estava pensando constantemente, sempre lendo, sempre pensando em novas coisas para fazer. . Ele era uma maravilha dessa forma. Foi completamente fora do azul.

Na verdade, o que se pode dizer? a morte de Marck foi obviamente um golpe devastador para todos aqueles próximos a ele e para o seu crédito que ele deixa para trás um corpo feito de trabalho. Os Morphine tem um som distintamente individual, mas existem algumas influências perceptíveis na música. Dana cita PJ Harvey e Nick Cave, como dois dos seus artistas favoritos, e os Morphine muitas vezes vêm transversalmente como um poppier de Tom Waits ou Captain Beefheart, ou um efeminado PJ Harvey. Muitas das opiniões dos Morphine sempre se referem a bares cheios de fumo e shots of single-malt scotch, uma descrição que Mark disse certa vez que estava ficando cansado, mas a sua entrega "his languid, dry delivery and the bassy, bluesy music" se presta facilmente a essas imagens. As composições de Mark também foram marcadamente diferente dos outros, ele foi muitas vezes mais semelhante a um escritor de ficção do que um tradicional cantor-compositor. Falando em Mark como um narrador, Dana diz: "Um monte de letras dos Morphine envolvem grandes narrativas e grandes personagens e, como com qualquer coisa, há partes de si mesmo nessa história. Existem partes do seu personagem que pode ser interpretado a partir dessa história".

O quinto álbum The Night é bastante mais pessimista do que os anteriores, mas o som inteiro é também muito mais orquestrado e aprimorado com o uso de arranjos de cordas, um oud ( um bandolim de pescoço longo), órgão e piano. O resultado é uma coleção de mornas canções melancólicas, é por todas estas marcas um clássico álbum dos Morphine. O álbum foi gravado entre 1997 e 1999 no estúdio em casa de Mark e foi concluído no início de 1998, mas devido a problemas de produção (ou seja, a primeira gravação não estar à altura) significa que o álbum não foi concluído até um ano e meio depois, com Mark assumir a posição de principal produtor.

O futuro sem o seu único cantor e compositor a banda esteve em turnée do álbum como um tributo a Mark com uma banda de nove membros chamada Orchestra Morphine. O vocal foi compartilhado por Laurie Sargent, que tocou com Ben Folds Five e Christian McNeill. A turnée começou em Boston e, em seguida, viajou ao redor da costa dos EUA e depois para a Europa e terminando em Palestrina, o local onde Mark morreu.

Em memória de Mark e em homenagem à maneira diversa e interessante, como ele liderou os Morphine, os membros da banda e amigos criaram o Mark Sandman Music Education Fund. Na sequência da maneira que os Morphine criaram o seu próprio som original e a forma de abordar a reprodução da música, Dana explica que o fundo tem que fazer " é principalmente para as crianças na área de Cambridge (Massachusetts) para poderem experimentar musicalmente, com workshops e coaching, para que possam abordar a música de uma forma menos tradicional. Nós todos uma formação musical formal em numa forma ou de outra, embora este lhe ensine as regras da música, e pode resultar em você poder experimentar a música em conjunto, de maneira formal. O que o fundo permite é que as crianças façam e abordem a música de uma maneira diferente e dar-lhes mais liberdade, como todos nós sentimos que foi a maneira como nós produzimos a nossa música. E as crianças são muito talentosos dessa forma e eu acho que eles precisam de ser incentivados a cometer erros e abraça-los. " Um tributo único intitulado Gone Gone Again com Dana, Billy e Chris Ballew, um ex. The Presidents of United States of America podia ser baixado no site oficial dos Morphine até 1 de Fevereiro, a partir da qual todos os rendimentos vão para o Fundo de Educação Mark Sandman.

1 comentário:

AEnima disse...

OLa Rui

Acho que ja te tinha avisado antes que vais copiar as noticias a sites muito manhosos. Esta traducao que fizeram, por exemplo: "Foi completamente fora do azul." DEve ter vindo de "out of the blue" que significa, "foi totalmente inesperado".

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails