22/01/2011

William Eggleston - um dos fotógrafos mais renomados de hoje

iconic Memphis (Tricycle) (ca. 1971)

Na era da cor da fotografia digital e manipulação por computador, é fácil esquecer o quão inovador eram as primeiras fotografias de William Eggleston,um dos mais influentes artistas de sua geração.

Embora tenha freqüentado a Universidade de Vanderbilt, Delta State College e a Universidade de Mississippi, Eggleston nunca recebeu um diploma universitário. No entanto, foi nessa época que o seu interesse pela fotografia ganhou raiz. A Eggleston foi dada uma câmara Leica por um amigo de Vanderbilt. Enquanto estudava arte em Ole Miss, foi apresentado ao expressionismo abstracto por um pintor que visitava Nova York, Tom Young.

Em 1976, Eggleston exibiram as suas obras na primeira exposição individual de fotografia a cores, no Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova York.

Em 1976, quando a fine-art police, via a preto-e-branco como a única forma legítima da fotografia, Eggleston, um graduado de Vanderbilt e residente em Memphis, não apenas chocou o mundo da arte com o seu one-man show no Museu de Arte Moderna - com a sua indulgência refinada do meio comercial da fotografia a cores, e também a sua instigante capacidade de transformar cenas aparentemente banais em impressionantes formas de arte.

William Eggleston foi uma figura chave na legitimação da fotografia a cores como meio artístico

E embora a glorificação do comum tornou-se banal na fotografia, o trabalho de Eggleston ainda se destaca pelo seu brilho na composição. Caso em questão: "Red Ceiling", usado na capa do álbum de Radio City dos Big Star Alex Chilton amplamente considerado como uma das suas obras primas - as suas fotografias agraciaram muitas capas de albums de bandas como Primal Scream, Silver Jews, Joanna Newsom e Spoon, Chuck Prophet, Christopher Idylls, Joanna Newsom e The Derek Trucks Band.

This Frist apresenta algumas das suas icónicas imagens dos anos 70, colecção permanente de peças de arte do Memphis Brooks Museum, Cheim e Read Gallery, New York, com o apoio da Eggleston Artistic Trust, e the David Lusk Gallery Memphis, objectos efémeros e o rastreio contínuo do renomeado documentário 2007 the Ways: A Journey with William Eggleston, director Vincent Gérard e Cédric Laty, e ainda raramente vistas fotografias do século actual.

Em conjunto com a exposição, o Frist Center também irá apresentar uma série de filmes “The Strangeness of the Ordinary ”, com filmes de David Lynch, Gus Van Sant e Sofia Coppola, que foram influenciados pelas inovações estéticas de Eggleston.

"Eggleston lembra-nos a não tomar nada como garantido", conclui o Dr. Edwards. " o gatilho da conexão das suas fotografias, evocam memórias e lembra-nos sempre para verificar debaixo da cama antes de dormir."

William Eggleston: Anointing the Overlooked at the Frist- Upper Level Gallery of the Frist Center for the Visual Arts 21 Jan., 2011, a 1 Maio, 2011.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails