16/01/2011

VICTOR KRUMMENACHER - CRACKER , CVB, MONKS OF DOOM

O lançamento do álbum de Victor Krummenacher, The Cock Crows At Sunrise, em Fevereiro de 2007 20, marca oseu quinto álbum solo aclamado pela crítica em 12 anos. Este novo lançamento apresenta treze músicas conduzidas pela narrativa de classe " bedrock of gothic-tinged country, swampy blues, Memphis soul and rock" e também marca o vigésimo quarto ano de uma longa, e complexa carreira musical.

Ao longo destes anos Victor Krummenacher foi membro activo dos Camper Van Beethoven, Cracker, e no igualmente brilhante projecto paralelo de Victor, os Monks Of Doom com Lisher, Pedersen e inicialmente Chris Molla (seria substituído por David Immerglück dos lendários e também esquecidos Ophelias) para criar uma música fora do molde dos CVB.

Nascido em 1965 em Riverside, Califórnia, uma cidade poeirenta à beira do deserto, cem quilómetros a leste de Los Angeles, Krummenacher descobriu os Beatles, CSNY, Simon and Garfunkel e Monkees. A partir daí foi um passo fácil- Zappa, Floyd, Stones, The Who e Led Zeppelin. Um concerto de Elvis Costello na UCLA, em 1979, estava prestes a começar com quatorze anos Krummenacher desperta para a new wave, punk, The Clash (seguiu em turnée em adolescente), Patti Smith, Television, Black Flag, Gun Club, The Gang Of Four e Joy Division. Aos dezasseis anos, comprou o seu primeiro baixo, um Fender Musicmaster, a partir de uns Donnie Rose, parte Germs. Tocou breves ensaios com "bandas de punk ruins que não terminavam uma canção" e rapidamente chegou à conclusão de que o punk rock era "great but too catholic, too restraining".

A curta duração de Krummenacher nos Fifth Business, teve um único single e alguns shows com Segel, estranho e bêbado.

Victor, determinado a iniciar uma carreira solo, em seguida, começou a trabalhar com Bruce Kaphan dos American Music Club sobre o material que acabaria por tornar-se metade do seu primeiro álbum, o épico Out In The Heat. Naquele verão, Victor reuniu-se com dois velhos amigos, o baixista Chris Xefos dos King Missile e John Nelson, o percussionista ex-Poi Dog Pondering. Junto com o guitarrista Jason Fessel dos Fifth Business, e com posterior adição de Greg Lisher, eles baptizaram a banda de A Great Laugh(uma grande risada)começando a tocar na véspera do Dia das Bruxas de 1994. A turnê de Março-Abril de 96 foi a última de Fessel a meio da tourné saiu devido a problemas relacionados com droga. O golpe final veio quando, dois dias depois, em St. Louis John Nelson foi atropelado e quase morreu ao atravessar uma estrada movimentada.

O nome do hospital para onde Nelson foi levado, St. John's Mercy Medical, levou o título do próximo álbum de Victor.

2000 viu a chegada do terceiro álbum de Victor "Bittersweet", com a colaboração de Xefos e Kaphan e uma série de músicos convidados (incluindo Mike Musburger dos Posies e o lendário Dave Alvin).

Durante a década de 2000 foi chamado por Lowery para se uma nova reunião dos CVB, e tocar com os Cracker. Isso foi logo seguido pelo retorno dos Monks of Doom para um punhado de shows ao vivo na Califórnia, e uma promessa de que um album de covers estava prestes a ser editado. 2004 participou na intensiva tournée dos CVB pelos Estados e Europa.

No Verão de 2006 viu o lançamento de What's Left For Kicks?, o há muito prometido álbum de covers dos Monks Of Doom, e tocou no um álbum dos Cracker Greenland. Victor saiu dos Cracker por algum tempo para se concentrar no seu trabalho a solo, mais uma vez.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails