15/01/2011

Tristram Shandy

Um dos meus autores/livros preferidos The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman (ou, mais brevemente, Tristram Shandy) é um romance de Laurence Sterne. Foi publicado em nove volumes, os dois primeiros aparecem em 1759, e sete outros a seguir durante os próximos 10 anos. Nem sempre foi tido em alta estima por outros escritores (Samuel Johnson respondeu ("Nothing odd will do long"), mas o seu vulgar e popular humor foi com a sociedade Londrina, chegou a ser visto como um dos melhores comics romances Ingleses, bem como um precursor para muitos dispositivos da narrativa moderna. O livro foi adaptado para o cinema por Michael Winterbottom como A Cock and Bull Story.

O romance é rico em personagens e humor, e as influências de Rabelais e Cervantes estão presentes por toda parte. O romance termina depois de nove volumes, publicados ao longo de uma década, mas sem nada que possa ser considerada uma celebração tradicional. Sermões estrelas inserções, ensaios e documentos legais nas páginas de seu romance, explora os limites do design de tipografia e impressão, incluindo páginas de mármore e, a mais famosa, uma página totalmente preta (de luto), dentro da narrativa.

Muitas das inovações que introduziu, as adaptações de forma, deve ser entendida como uma exploração do que constitui o romance, foi altamente influente de escritores modernistas como James Joyce e Virginia Woolf, e mais escritores contemporâneos como Thomas Pynchon e David Foster Wallace. Italo Calvino refere-se a Tristram Shandy como o "progenitor incontestável de todos os romances de vanguarda do nosso século". Virginia Woolf saudou o livro como "a maior de todas as novelas". John Updike citou como "o romance que quer ler antes de morrer".

O escritor russo Viktor Shklovsky formalista de Tristram Shandy considera como o romance arquetípico por excelência, da qual todos os outros romances são subconjuntos simples: "Tristram Shandy é o romance mais típico da literatura mundial."

Consequentemente, para além de Tristram como narrador, os personagens mais conhecidos e importantes no livro são do seu pai Walter, a sua mãe, o seu tio Toby, o servo de Toby, Trim, e um elenco de personagens populares menores, incluindo a camareira, Susannah, o doutor Slop e o pároco, Yorick.

Uma série de trabalhos posteriores tem uma dívida significativa para Tristram Shandy, entre eles:
Pushkin- Eugene Onegin
Jacques Diderot- le maître et son fataliste
* Robert K. Merton - as viagens e aventuras de Serendipity: Um Estudo em Semântica Sociológica e Sociologia da Ciência
Gogol - O Nariz
James Joyce -Finnegans Wake
Flann O'Brien's At Swim-Two-Birds e The Third Policeman
Dom Machado de Assis Casmurro - Memórias Póstumas de Brás Cubas, uma das obras-primas da literatura brasileira,
Salman Rushdie - As crianças da meia-noite
Luigi Pirandello - Uno nessuno, e centomila

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails