15/01/2011

PENNIE SMITH A FOTOGRAFA DE LONDON CALLING DOS CLASH


Pennie Smith fotografou os Clash num concerto no The Palladium, New York em 21 de Setembro de 1979. Utilizou uma Pentax ESII e filme Kodak TRIX de 400 ASA, puxados a 1600 ASA. Foi nomeada pela revista Q, como a melhor fotografia de rock n’ roll de todos os tempos. Tornou-se numa das imagens mais conhecidas do rock de sempre.

Pennie foi apanhada de surpresa pela atitude do baixista Paul Simonon e não conseguiu focar apesar de estar a usar uma lente grande-angular, já que Paul estava demasiado perto dela. A espontaneidade é a palavra-chave desta imagem, porque um concerto é sempre imprevisível por muito rotinados que músicos e fotógrafos estejam.

Paul Simonon e o baixo que ele destruía – um Fender Precision. A fotografia transmite energia e uma certa violência, é de autoria da conhecida fotógrafa Pennie Smith, que além dos Clash fotografou, Led Zeppelin, Rolling Stones, The Who, Iggy Pop, U2, etc.. Pennie não queria que a foto fosse utilizada, pois estava fora de foco. Teve sorte do designer Roy Lowry ter insistido na escolha.... afinal a imagem acabou por se tornar num dos trabalhos mais famosos da fotógrafa.

Mas não coube a Lowry apenas o mérito de ter escolhido a foto – foi ele também que pensou na restante concepção do álbum. As letras verdes e rosas de London Calling dispostas em “L” são uma paródia à capa do álbum de estréia do "king" Elvis Presley.

Fez no dia 14 de Dezembro do ano passado, 30 anos que “London Calling” dos The Clash foi editado.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails