30/12/2010

WHITE MAGIC

Projecto criado por Mira Billotte, os nova-iorquinos White Magic, visitaram-nos no mês passado, têm trabalhado a forma, a tradição e a progressão da canção anglo-saxónica neste novo século. Preocupam-se com todos os elementos – o desenho do ritmo, a melodia, uma nova reconversão harmónica de elementos vocais e instrumentais.
O seu trajecto iniciou-se com a banda Quix*o*tic, que abandona em 2003 para criar os White Magic, editam dois EP’s – In Through the Sun Door e um outro a meias com os American Analog Set "Songs Of Hurt And Healing". A voz de Billotte, lembra Billie Holiday, a etíope Alemayehu Eshete ou Mahmoud Ahmed, ou Karen Dalton.

o primeiro album na Drag City,Dat Rosa Mel Apibus, levou o vocabulário para paragens psicadélicas muito próprias dos White Magic. Foi já em 2007 que o o muito comentado EP Dark Stars saiu, contando com o britânico Doug Shaw, que se manteve desde então como uma espécie de escritor-adjunto do projecto. No mesmo ano, Billote contribuiu para o filme I’m Not There de Todd Haynes, com a sua versão do original de Bob Dylan As I Went Out One Morning.

2008 viu o lançamento pela Latitudes de uma peça, New Egypt.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails