05/12/2010

PETER HOOK + THE LIGHT

Em 26 de Setembro de 1980, Peter Hook, Bernard Sumner e Stephen Morris fizeram a estréia em New York City, actuando em Hurrah, uma discoteca agora extinta no Upper West Side. As coisas tinham corrido de maneira diferente, se os três músicos tivessem sido acompanhados no palco pelo vocalista Ian Curtis, e eles teriam cobrado a si mesmos como Joy Division. Infelizmente, Curtis cometeu suicídio quatro meses antes, deixando os seus companheiros de banda continuar como New Order, um novo grupo com todo o material novo.

Três décadas mais tade, Hook finalmente deu a Manhattan uma noite de música dos Joy Division, com uma banda nova, The Light, no Webster Hall. Como ele tem feito desde Maio por várias cidades do mundo, Hook tocou na totalidade "Unknown Pleasures", o album de estreia dos Joy Division, 1979, no baixo partilha com o seu filho de 20 anos, Jack, e como frontman fazendo de Curtis.

"Algumas coisas são boas demais para se deixar no passado," disse, um escritor da revista de rock britânica "NME", como que para justificar a Hook e companhia o que estavam prestes a fazer.

O grupo de seis membros parecia maior e mais completo do que o quarteto original, estava longe de ser uma reconstituição do Joy Divisione até mesmo o penteado de Hook - um falso loiro.

O tom também foi totalmente diferente. Se Curtis saiu como problemático aos 23 anos de idade - um jovem às voltas com a fama, epilepsia e vários problemas pessoais - Hook veio vestido para a batalha, cheio de confiança.

Começou a noite com músicas dos primeiros dois EPs dos Joy Division, mal tocando o seu baixo enquanto cantava No Love Lost,' 'Leaders of Men,' 'Glass' e 'Digital'.O seu barítono uma aproximação razoável de Curtis, felizmente não fez nenhuma tentativa de recriar os maneirismos do cantor inquieto ou marcha-dança local.

Segundo a lenda, Sumner foi aproveitado para lider e cantar nos New Order, porque nem Hook nem Morris poderiam cantar ao mesmo tempo e segurando e tocando os seus instrumentos. Isso pode explicar por Hook deixe o seu filho tomar o riff que abre 'Disorder', a faixa de abertura de "Unknown Pleasures".

Hook deu a Jack a melhor parte de baixo da noite, o "tthat" que define o modelo melódico de "She's Lost Control", mas guardou para si o palpitar monótono com que começa 'Shadowplay'.

Tendo feito isso através de "Unknown Pleasures", Hook usou o encore para mostrar alguns dos singles mais conhecidos dos Joy Division. Fãs seduzidos por "Atmosphere " e com mais vigor durante "Transmission", levando a sério o coro " dance, dance, dance, dance, dance ".

"Há apenas uma maneira de terminar uma noite como esta", disse Hook, introduzindo o final lógico, "Love Will Tear Us Apart". A canção famosa atingiu o UK Top, 20 anos depois da morte de Curtis, e 30 depois, ele continua a ser uma emocionante parte da música pop. É uma canção triste, com um gancho atractivo - um testemunho da beleza do que foi e uma dica do que poderia ter sido.

UNITED STATES
Dec. 1: 9:30 Club, Washington, D.C.
Dec. 2: Voyeur, Philadelphia, PA
Dec. 3: Webster Hall, New York, NY
Dec. 4: Royale Nightclub, Boston, MA
Dec. 6: Double Door, Chicago, IL
Dec. 7: Showbox at the Market, Seattle, WA
Dec. 9: Doug Fir, Portland, OR
Dec. 10: Mezzanine, San Francisco, CA
Dec. 11: Music Box at Henry Fonda Theater, Los Angeles, CA

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails