30/12/2010

Morre John Warhola, irmão mais velho de Andy Warhol

John Warhola, que apoiou a ascensão do irmão mais novo a ícone pop e foi um dos fundadores do museu com o nome do artista plástico, morreu na noite de Natal aos 85 anos.

De acordo com fonte da família, John Warhola faleceu no hospital geral de Allegheny General Hospital em Pittsburgh, onde estava internado com uma pneumonia à qual sucumbiria a 25 de Dezembro.

O hospital fica localizado muito próximo do Museu Andy Warhol, que John Warhola, irmão mais velho, ajudou a criar, e também a Fundação Andy Warhol for the Visual Arts, onde foi vice-presidente durante vinte anos.

A fundação criou o museu em 1994, em Pittsburgh, sete anos após a morte do artista - cujo nome de baptismo era Andy Warhola - aos 58 anos, vítima de complicações na sequência de uma cirurgia à vesícula.

John foi um dos fundadores da Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, na qual também actuou como vice-presidente por 20 anos. Foi essa organização que abriu o maior museu dos Estados Unidos dedicado a um só artista, o Andy Warhol Museum, localizado em Pittsburgh, na Pensilvânia, em 1994. Sete anos antes, o ícone da pop art havia morrido, aos 58 anos, por causa de complicações decorrentes de uma cirurgia.

De acordo com declarações de Donald Warhola, filho de John, ao jornal Pittsburgh Post-Gazette, o avô terá pedido ao pai para garantir os estudos de Andy, "porque ele dizia que seria um homem de sucesso no futuro".

John serviu como uma espécie de figura paterna para Andy. Depois que Andrij Warhola, o pai morreu, em 1942, foi John que ficou encarregado de cuidar de Warhol e, inclusive, pagou-lhe os estudos na faculdade, garantindo que continua-se a aperfeiçoar-se na faculdade. O pai havia garantido o pagamento dos dois primeiros anos, mas disse a John que o resto era com ele.

Andy Warhol fez os estudos universitários em Belas-Artes e começou a ser um artista com sucesso comercial antes de ser conhecido pela pop art, com a qual se tornaria um ícone através de obras com imagens de celebridades, como Marilyn Monroe, e de objetos do quotidiano, como as lata de sopa Campbell.

De acordo com uma declaração de Donald Warhola, filho de John, ao jornal Pittsburgh Tribune-Review, Andy confiava muito no seu pai que, por sua vez, era muito zeloso com as suas responsabilidades na fundação: "Ele tinha muito orgulho de ser vice-presidente e assumiu para valer o papel de historiador".

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails