22/12/2010

CAPTAIN BEEFHEART + GARY LUCAS

Os tributos têm derramado para um dos músicos fundamentais do nosso tempo ... mais dois, um de Gary Lucas, que era o guitarrista do período de final da Magic Band e outro da Drinkmilk do Reino Unido,banda underground, Sarandon.

O guitarrista e compositor avant Gary Lucas era um colega e amigo de Don Van Vliet, que morreu na ultima sexta-feira. Chamando-lhe "o conceptualista mais atraente que já ouvi," Lucas, uma vez disse ao jornal que Van Vliet tinha "tomado a estrutura do jazz e do blues e reconstruiu como ninguém tinha feito".

Don Van Vliet era um génio independente americano visionário que sozinho, mudou a cara da música que conhecemos com mais de uma intransigentes dúzia de álbuns. Ele deve ser muito mais conhecido no mundo hoje do que ele era, ultimamente vem se realizando simpósios sobre Captain Beefheart especificamente como exercícios de consciencialização para lembrar aos povos no mundo apenas como um tremendo artista e músico que ele era. Johnny Rotten e Joe Strummer citam como uma influência significativa sobre o seu desenvolvimento, e tão diversos como David Lynch, Anton Corbijn, Matt Groening, David Byrne, Bob Dylan e Bono têm ido todos registos que comprovem o seu génio singular. Será vai ser introduzido no Rock & Roll Hall of Fame, porque, se alguém merece se sentar naquela mesa é ele.

Eu nunca conheci alguém remotamente parecido com ele nos meus 30 anos de "esse negócio de música" comenta Gary Lucas.Ele fez as suas próprias regras, foi sui generis e soou como ninguém. Repleto de blues e free jazz, Van Vliet opera o mais elevado dos níveis artísticos e poético que deixou perplexo a maioria das pessoas e coçando a cabeça. Mas se você estivesse disposto a colocar o trabalho para realmente ouvir - a sua música não era uma experiência de fundo - você seria recompensado com uma beleza honesta e uma complexidade de tirar o fôlego que fez a maioria dos esforços de outros na arena pop parecer barato e descartável.

Além da música, transformou-se e fez arte de tudo que tocava, incluindo a poesia e pintura e escultura. Tive a honra de ter trabalhado com ele durante cinco anos, tanto o guitarrista e manager. Um artista totalmente rebelde e do contra, teve a coragem de ir ao David Letterman e anunciar “I don’t want my MTV!”. Depois de terem rejeitado o nosso vídeo de "Ice Cream for Crow" como sendo "muito estranho". Ele poderia ser um terror e um tirano dos seus músicos, mas a maioria deles eram ferozmente dedicados a ele e ás suas oscilações extremas de humor, mas um privilégio de fazer parte da experiência de trabalhar com ele. Nós todos sabíamos que estávamos envolvidos num projecto histórico mundial.

A sua música era notória e extremamente difícil de tocar - a primeira peça que ele me deu para gravar, um tema de guitarra solo, intitulado “Flavor Bud Living”, que é destaque do álbum “Doc at the Radar Station”, com certeza me colocou no mapa musical, o crítico da revista Esquire escreveu que eu devo ter crescido os dedos para conseguir o meu caminho através do tema. Até mesmo o grande Lester Bangs, que tinha uns famosos bons ouvidos (e foi um dos primeiros críticos de Don Van Vliet partidária, elogiando álbuns mais avançadas de Beefheart "Trout Mask Replica" e "Lick My Decals Off, Baby", na revista Rolling Stone) foi enganado pelo meu desempenho de “Flavor Bud”, que envolveu meses de ensaio e dores no braço por causa do esforço físico aprendi a dominar a guitarra correctamente, perguntando "Qual é a parte que você está tocando Gary, a parte superior ou inferior? " - quando ouviu pela primeira vez a reprodução de “Flavor Bud Living", “Lester, that’s all me, performing live in real time”, foi minha resposta. Isso foi realmente talvez o maior elogio que já me foi pago, o meu jeito de tocar guitarra.

Em 1984, Van Vliet disse-me que não queria gravar ou fazer mais tournés, queria dizer e preferiu se concentrar na sua pintura. Fiquei feliz em o ajudar a fazer apresentações para ele no mundo da arte, que resultou numa carreira activa na pintura. Estou realmente triste por saber da sua morte e sinto que o mundo é um lugar muito pior agora que ele não está mais connosco. Mas vou continuar a espalhar a palavra, só para lembrar ás pessoas que uma vez um verdadeiro gigante caminhou sobre a Terra.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails