11/12/2010

ARMANDO TEIXEIRA + BALLA

Armando Teixeira, o homem-bala, depois de “Balla” (2000), “Le Jeu” (2003) e “A Grande Mentira” (2006), Armando Teixeira está de volta com o quarto álbum de originais dos Balla. O produtor, também foi membro de bandas como Ik Mux, Boris Ex-Machina e Bizarra Locomotiva. Foi também membro dos Da Weasel. Após a saída dos Da Weasel envolveu-se em projectos a solo como os Balla, os Bullet e Knok Knok.

Os Balla apareçeram numa das primeiras colectâneas da Optimus, em 2000. Os Bulllet são um projecto iniciado em 2002.The Lost Tapes”, de Bulllet, considerado por alguns como um dos melhores discos dos últimos anos produzidos em Portugal.

Em 2005 lançou em nome próprio o álbum "Made to Measure" através da Fonoteca de Lisboa. Tem produzido discos de nomes como Pilar, Loto, entre outros. Tem vários trabalhos com Rui Reininho.

"Equilíbrio" nasce em oposição a uma cultura pop/rock nacional "pouco virada para a electrónica", é o novo disco dos Balla. Pop negra e em português, reuniu letras de Miguel Esteves Cardoso, José Luís Peixoto e Pedro Mexia, ás colaborações de Luís Varatojo, Liliana Correia, dos Bullet, e Samuel Úria , e com direito a um sample dos UHF, Rapaz Caleidoscópio, a canção gravada pelos UHF em À Flor da Pele, agora recuperada por Armando Teixeira com a aprovação de António Manuel Ribeiro. "O excerto está integrado como parte da canção e é isso que a torna natural." Um acto de reinvenção pouco comum na pop portuguesa mas semelhante ao que se pratica "no hip hop". Como, por exemplo, "Kanye West quando citou os Daft Punk".

O nome de Armando Teixeira ainda é associado ao papel de instrumentista e produtor, mas foi o último álbum dos Balla, A Grande Mentira, que lhe proporcionou conforto na pele de vocalista.

Os concertos que se seguiram à edição do disco em 2006, assim como a "direcção musical" no álbum a solo de Rui Reininho, Companhia das Índias, levaram a que Equilíbrio só chegasse quatro anos mais tarde.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails