02/12/2010

15.60.75 aka THE NUMBERS BAND

O combo blues-rock the Numbers Band foi formado em Kent, Ohio, em meados de 1969 pelo vocalista / guitarrista Robert Kidney e o saxofonista Terry Hynde (irmão da futura Pretenders, a vocalista Chrissie Hynde),e permaneceram juntos como o núcleo do grupo ao longo das décadas de existência. Oficialmente o nome é 15 60 75, mas sempre foi chamado simplesmente the Numbers Band pelo público. A formação original também incluía o guitarrista / teclista Hank Smith, o baixista Greg Colbert, e o baterista Tim Hudson, o grupo fez a sua estreia ao vivo em Julho de 1970, no popular club de Kent, Kove.

Embora inicialmente mergulharam no estilo blues de Chicago, rapidamente começaram a expandir-se para o jazz, bem como, forjando a assinatura sonora que continuou a perseguir a duração da sua carreira. A lista do grupo ficou em estado aparentemente constante de fluxo, no entanto, em 1972, incluiu o baixista Gerald Casale e o baterista David Robinson, como as pressões internas continuaram a aumentar ao final do ano, Robert Kidney dissolveu o projecto, unindo-se á banda do irmão Jack, King of Hearts. Casale viria a co-fundar os Devo.

A estreia em 1976 com o LP Jimmy Bell Is Still in Town, apresentado no Cleveland Agora Ballroom abriram para Bob Marley & the Wailers. A cena musical do Nordeste, Ohio tornou-se conhecida por bandas como os Devo, Pere Ubu e Tin Huey, e The Waitresses, mas as grandes gravadoras continuaram a ignorar os the Numbers Band, e não lançam o seu segundo álbum, 15 60 75 The Numbers Band 2, até 1982.

Em 1985, a composição de Kidney “The Animal Speaks” era uma cover dos the Golden Palominos, o all-star grupo underground, dirigido por Anton Fier, nativo de Cleveland, do LP Blast of Silence - Kidney tornou-se um contribuinte integral do projecto, e até mesmo fez uma tourné com os Palominos no ano seguinte.

O terceiro álbum da banda, Among the Wandering, aparece em 1987, bem como o single "Are Dangerous High Heels" embora tenha tocado considerável nas rádios locais, o grupo ainda permaneceu pouco conhecido fora de Ohio, e em 1989, o membro de longa data Michael Stacey renunciou direitos. Por esta altura, os anos de vida dura de Kidney (rim) ironicamente rm 1990 teve de receber um transplante de rim; o ao vivo Blues by the Numbers, aparece um ano depois, e 15 60 75 Twinty, material de compilação a partir das últimas duas décadas.

Um novo album de estúdio, HotWired, foi emitido em 1992, embora sem outras gravações lançadas durante a década, the Numbers Band - agora composto pelos irmãos Kidney, Terry Hynde, o baixista Frank Reynolds, e o baterista Frank Casamento - permaneceu constante no circuito de Ohio ao vivo no próximo século.

The Numbers Ban tem andado a espalhar a palavra há 40 anos através do seu estilo distinto de drama. "Eu tenho sempre em relação á banda para o drama", diz Robert, que culmina com seu mais recente álbum, The Inward City, talvez seu melhor registo ainda.

Hoje temos dois cantores e compositores - irmãos - ambos a escrever canções", diz Robert. "Então, às vezes [Jack] vai tocar teclado e eu vou tocar guitarra, e é um som completamente diferente. É com todas estas diferentes facetas que alguém já os chamou- mutantes. Se você chegou a ver a banda, não espere um som. Você não vai conseguir, diz Robert.

Os irmãos sempre geraram polémica e atenção para o ataque agressivo na fórmula de blues-rock - Ornette Coleman vs Johnny Cash, e Muddy Waters vs Morphine. A apenas três constantes membros desde os anos 1970 Robert e Jack Kidney e Terry Hynde (saxofonista e irmão de Chrissie Hynde). Um desfile de músicos já passaram pela banda, todos com experiências intensas. Jerry Casale (Devo) e Chris Butler (the Waitresses/ Tin Huey) foram membros antes que de passaram a fazer parte da famosa cena new-wave de Akron 1970 - um fenômeno que a banda também passou.

"Nossa música não é pop", diz Robert. "Eu não estou criticando a música pop, mas que eramos um fenômeno da música pop.

No entanto, de todos os grupos promissores do tempo de Akron-Kent os the Numbers Band são os únicos que ainda está escrevendo músicas excelentes. Em 2009 o quinteto andou a promover o seu sexto disco The Inward City.Gravado sob o comando do Peru Ubu frontman David Thomas e do artista e designer John Thompson, no Suma Studios.

"É a melhor coisa que já fizemos", diz Jack. "Nós somos uma banda ao vivo, e ainda somos uma banda ao vivo. Nós não somos uma banda de estúdio.

Robert Kidney: singer, Jack Kidney: harp, tenor sax, participaram em Mirror Man act1 de David Thomas, dos Pere Ubu

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails